Quarta-feira às 18 de Setembro de 2024 às 01:29:17
Geral

Procon alerta para compras impulsivas no Dia do Cliente

Procon alerta para compras  impulsivas no Dia do Cliente

Com a expectativa de movimentar o comércio, muitos estabelecimentos utilizam estratégias para atrair os clientes e ofertar produtos com promoções. Uma destas datas será celebrada neste domingo, 15, com o Dia do Cliente, que visa reconhecer e valorizar a importância do cliente, aproveitando para fortalecer aspectos de relacionamento e a fidelização.
“Os fornecedores criam estratégias para estreitas os laços de confiança e lealdade através de incentivos como promoções, descontos e benefícios exclusivos. As ações realizadas no Dia do Cliente podem incluir brindes, amostras, condições de pagamento diferenciadas e outras vantagens que proporcionam aos clientes uma experiência de valorização, como forma de expressar reconhecimento e gratidão”, explica a diretora do Procon Campo Largo, Dra. Priscila Bassani.
Ela explica que, embora parecidos, o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente possuem suas diferenças, inclusive na terminologia das palavras. Segundo a diretora, quando chamado de consumidor, está se referindo a alguém que utiliza ou consome um produto ou serviço, mas não necessariamente é considerado como cliente, pois pode não ter comprado aquele produto em específico – ganhou de alguém, utiliza indiretamente, entre outras situações. Já o cliente é aquele que adquiriu o produto em si ou o serviço fornecido.
Embora as ações do Procon em geral se concentrem no Dia do Consumidor, que é celebrado em 15 de março, Dra. Priscila salienta que sempre é momento de atenção aos direitos e às ofertas fornecidas para ele. “Há situações em que os clientes são abordados com descontos atraentes, mimos e envolvidos emocionalmente, por isso o momento é de reflexão e consciência, para que a compra não seja realizada por impulso ou sem avaliação da necessidade ou conveniência na aquisição do produto ou serviço. Por outro lado, é uma ótima oportunidade para aproveitar os benefícios, caso a intenção realmente seja o consumo”, completa.
Orienta ainda que é direito do consumidor ser informado quanto a troca, prazo de garantia, formas de pagamento, taxa de juros, caso envolva outorga de crédito deve informar o valor à vista e o total parcelado, etc. “O Dia do Cliente é uma estratégia comercial, mas que gera benefícios a todas sociedade de consumo. O Procon está aposto para esclarecer dúvidas tanto à consumidores como aos fornecedores”, finaliza.
O Procon Campo Largo está localizado na Rua Rui Barbosa, n°. 1.407, Centro. Entre em contato pelo WhatsApp (41) 3291-5151.