Quarta-feira às 18 de Setembro de 2024 às 01:21:49
Geral

2ª Festa da Primavera irá focar na educação ambiental

2ª Festa da Primavera irá  focar na educação ambiental



Acontece entre os dias 21 e 22 de setembro, das 09h às 18h, no Parque Newton Puppi, a segunda edição da Festa da Primavera, em Campo Largo. A celebração faz parte do calendário oficial do Município, conforme a Lei nº 3.704, de 19 de janeiro de 2024, que institui o “Mês Oficial da Festa da Primavera”, com o objetivo de promover a cultura, o lazer e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
A Folha conversou com o secretário de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira, que explicou sobre a importância do evento diante do cenário que a sociedade vivencia atualmente. “Por muito tempo, o meio ambiente de maneira geral foi negligenciado, com desmatamento, destinação incorreta dos lixos, queimadas, entre outros acontecimentos que provocam um sério desequilíbrio. Episódios como estes que estamos vivenciando em nosso País e nossa cidade nos mostram o caminho que devemos trilhar e isso será possível somente com uma consciência ambiental, com o entendimento que as ações tomadas hoje poderão refletir no futuro de maneira catastrófica ou benéfica. Por isso, neste evento também buscamos meios de evidenciar ações de educação ambiental aos campo-larguenses.”
Conforme a prévia de atividades disponibilizada, o evento contará com atividades voltadas à conscientização e educação ambiental para público de todas as idades, além de exposição e venda de flores, suculentas, paisagismo e jardinagem, apresentações culturais e bandas como Nega Fulô no sábado e Conceito A no domingo, escalada, conversa com o alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz – o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, na Ásia, e praça de alimentação.
No sábado (21) haverá a Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo e no domingo (22) o Planetário, que será instalado dentro do Casarão do Parque. A participação no Planetário será por ordem de chegada. Além disso, também terá participação de instituições como SOS 4 Patas e dos Clubes de Escoteiros. A definição das atividades e horários será disponibilizada pela organização do evento, que aguarda cerca de 20 mil pessoas para a ação nos dois dias. Em caso de chuva, a equipe manterá a realização do evento, com adaptação de atividades.
O secretário explica que há ações recorrentes em Campo Largo para coibir delitos e crimes relacionados ao meio ambiente. “Ao longo do ano temos realizado muitas atividades de conscientização junto à comunidade, não somente nas escolas, mas na sociedade civil organizada, onde trabalhamos desde a reciclagem até às ações de preservação e conservação de nascentes e matas. Seguimos políticas de Educação Ambiental e, por vezes, há conversão da multa em doações ou ações voltadas às causas ambientais. Muitas vezes é isso que cria a consciência em quem comete o delito, muito mais do que pagar uma multa cheia”, explica.
Há situações em Campo Largo de crimes ambientais que são verificadas e com multas aplicadas pelo Município, além de processo, como maus tratos a animais, supressão vegetal, queima de lixo, loteamentos clandestinos, entre outros. “É necessário afinarmos nosso olhar para as questões ambientais, essa pauta deve ser protagonista neste momento e faremos o possível para coibir ações criminosas e levar mais conscientização às pessoas”, finaliza.