Quarta-feira às 16 de Julho de 2025 às 03:55:15
Geral

Campo-larguense conta sobre a sua experiência na Maratona Para Todos, nas Olimpíadas de Paris 2024

Uma oportunidade que vale mais que ouro.

Campo-larguense conta sobre a sua experiência na Maratona Para Todos, nas Olimpíadas de Paris 2024

Uma oportunidade que vale mais que ouro. Assim pode ser definida a participação do atleta campo-larguense Renan Dias Luz, que viajou até Paris, na França, para participar de uma corrida de rua para amadores no meio do calendário dos Jogos Olímpicos, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), no último dia 10 de agosto.

Ele conversou com a Folha de Campo Largo sobre a experiência e contou que chegou ainda na última quinta-feira (08) na Cidade Luz, e na sexta-feira teve uma excelente recepção ao buscar o kit da corrida, feita pela organização das Olimpíadas. “Mesmo sendo atleta amador, fui muito bem recepcionado. Fomos em um grupo de 200 brasileiros para competir na Maratona para Todos, e pude conhecer outros atletas”, relembra.

Renan chegou a participar de um evento com o atleta Wanderlei Cordeiro de Lima, maratonista brasileiro que sofreu um ataque durante as Olimpíadas de 2004, quando estava terminando a prova, e ainda conquistou a medalha de bronze; Wanderlei foi condecorado também com a Medalha Pierre de Coubertin, uma honraria esportiva–humanitária concedida pelo Comitê Olímpico Internacional a atletas e pessoas envolvidas com o esporte que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico durante a disputa dos Jogos e entrou para a história dos Jogos Olímpicos em uma cena memorável.

O campo-larguense teve a oportunidade de assistir também a prova da maratona masculina, que foi quando teve a quebra do recorde olímpico. “O percurso que eu fiz na prova era o mesmo dos atletas olímpicos. Terminei com um tempo de 48 minutos e 49 segundos, que avaliei como muito bom, porque vim para aproveitar a prova. A experiência foi magnífica, parecia que éramos profissionais de tanta gente que tinha nas ruas, vibrando e comemorando. Isso me incentiva a continuar na rotina, nunca abandonar o esporte, não só como desempenho, mas para a qualidade de vida”, diz.
Questionado sobre a sua participação nas Olimpíadas de 2028, ele é enfático em dizer: “Se tiver Maratona Para Todos em Los Angeles, nos Estados Unidos, farei o possível para participar, pode ter certeza”.