Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 01:53:32
Geral

Centro Pop solicita doações de roupas masculinas de inverno para atender a demanda da estação

O Centro Pop está aberto para receber doações da população, que será destinado às pessoas em situação de rua.

Centro Pop solicita doações de roupas masculinas de inverno para atender a demanda da estação

O Centro Pop está aberto para receber doações da população, que será destinado às pessoas em situação de rua. A maior demanda hoje é por roupas masculinas, que estejam em bom estado de conservação e sejam necessariamente peças de inverno, que protejam as pessoas das baixas temperaturas.

A Folha conversou com o secretário de Desenvolvimento Social, Eliezer Leal, que falou um pouco sobre o atendimento. “O Centro Pop atende hoje uma média de 30 a 40 usuários por dia, de ambos os sexos, todos com idade a partir dos 18 anos. Entretanto, nós percebemos que a população em situação de rua é em maior parte do sexo masculino e têm idade entre 25 a 40 anos, em grande parte são pessoas com algum tipo de dependência, infelizmente. Porém, hoje também vemos uma crescente no número de mulheres nessa situação e com história parecida. A questão é que recebemos muitas doações, em excelentes condições, de roupas femininas, porém, são poucas peças masculinas doadas e que podem ser bem aproveitadas.”

O coordenador do Centro Pop, Rubens, enfatiza que o local está sempre aberto para receber doações de roupas, calçados masculinos, roupas íntimas como cuecas, calcinhas, meias e sutiãs, e também mantas, devido às baixas temperatura, que são oferecidas para aqueles que não utilizam a pousada.

Há ainda um espaço no Centro Pop para que essas pessoas possam lavar as suas roupas, mas com as chuvas dos últimos dias, havia o problema da secagem das peças. “Aqui no Centro Pop oferecemos também o atendimento psicossocial, apoio à busca de documentos pessoais, oferta de banho, café da manhã, almoço, lanche da tarde, doação de roupas e calçados, espaço para armazenar bagagem, atendimentos individuais dentro de cada equipe composta por técnicos e educadores dentro do horário de expediente”, completa Rubens.

Abordagens noturnas
Em um início de semana marcada pelas baixas temperaturas e a chuva intensa, alguns leitores se preocuparam com as pessoas em situação de rua, que acabam se abrigando em marquises pela cidade. O secretário também explicou um pouco mais sobre as abordagens e os atendimentos prestados à essa população.

“Independente da temperatura registrada, a abordagem social acontece diariamente das 08h às 17h. A abordagem à noite acontece quando a temperatura está baixa, menor que 10oC, quando uma das equipes do Creas, que é formada por um coordenador, três técnicos, quatro educadores e mais quatro colaboradores, que trabalham em escala, sai em atendimento em vários pontos da cidade e oferece pensão e alimentação para aquela pessoa. Em geral, esses atendimentos são realizados entre 17h e 21h.”

A pensão oferecida às pessoas em situação de rua é ofertada em uma pousada terceirizada, para onde a pessoa é encaminhada após ser realizada uma triagem feita pela equipe.

Centro Pop
O Centro Pop está localizado na Rua Constantino Marochi, 340-398, no bairro Ouro Verde I. Mais informações pelo telefone (41) 3291-5078. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.