As atletas campo-larguenses Yasmin Paloma Bukalonski, de 08 anos, e Yani Paola Bukalonski, de 10 anos, que são irmãs, participaram do 40º Campeonato Brasileiro de Karatê - estilo Goju-Ryu e sagraram-se campeãs em suas respectivas categorias. O evento aconteceu ainda no mês de junho, na cidade de Santana do Parnaíba, no estado de São Paulo.
O excelente desempenho das meninas rendeu a elas a convocação para representarem o Brasil, no campeonato Pan-Americano, que acontecerá na província de San Antonio, no Chile, que acontecerá do dia 30 de outubro a 03 de novembro deste ano.
A Folha conversou com Arislaine, mãe das jovens atletas, que disse que elas lutam desde os 06 anos e inclusive receberam bolsa para treinar. “Elas começaram no karatê por meio do projeto Amor Viral e se destacaram muito pela habilidade e disciplina. Com isso, receberam uma bolsa para treinar na Academia Geração Saúde nas segundas, quartas e sextas-feiras. Elas são verdadeiramente apaixonadas pelo esporte e treinam diariamente, pois nas terças e quintas-feiras elas continuam indo para o projeto do Amor Viral.”
A mãe acrescenta que Yasmin já havia participado no ano passado do Campeonato Brasileiro e sido campeã, então em 2024 ela foi bicampeã da categoria. “Nós nunca imaginamos que isso aconteceria com elas, mas estamos extremamente orgulhosos das duas. Elas merecem porque a dedicação delas é visível. Treinam na academia, no projeto e também fazem os exercícios em casa. Nunca faltaram nenhum treino. São verdadeiras atletas”, ressalta.
Auxílio para a viagem
A família acrescenta que o desejo das meninas em participar do evento é muito grande, porém demanda um alto custo para a viagem, visto que a mãe também deverá acompanhá-las e é necessário adquirir o uniforme oficial da Federação Brasileira de Karatê.
Com isso, destinaram uma conta para receber apoio da comunidade e estão abertas para receberem propostas de patrocínio. O telefone para contato de Arislaine é (41) 99785-9777, que também está disponível pelo e-mail arislainepaloma@gmail.com.