Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 02:03:11
Geral

Campo Largo recebe 300 coralistas para o XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024

Chegaram nesta quarta-feira (17) em Campo Largo cerca de 300 coralistas para o XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024

Campo Largo recebe 300 coralistas para o  XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024

Chegaram nesta quarta-feira (17) em Campo Largo cerca de 300 coralistas para o XV Congresso Regional Sul Pueri Cantores Brasil 2024, para evento em homenagem ao maestro Théo de Petrus (in memorian), um dos maiores maestros do estilo musical do país, que faleceu em 2021. Ao todo, seis corais se apresentarão no evento, incluindo os Canarinhos de Campo Largo, que iniciou na noite desta quinta-feira (18).

As apresentações ainda acontecerão no Santuário do Senhor Bom Jesus nos dias 19 de julho, às 19h30, e no dia 21 de julho com a missa de encerramento às 10h, que promete uma grande emoção a cada segundo das apresentações. A Folha acompanhou na tarde de quarta-feira a chegada de alguns corais à cidade. “A importância é a divulgação da cultura pueri cantora em nossa região. É também um momento de memória ao projeto que meu pai criou, pois em 2019 ele coordenou o evento em Campo Largo, então vejo como uma continuidade”, explica Jhonatan Théo, diretor do Canarinhos de Campo Largo, que é o coral anfitrião.

O evento vem sendo organizado há pouco menos de um ano. “A federação nos convidou para sediarmos o congresso e começamos a trabalhar na divulgação e na estrutura, pela primeira vez sem o auxílio do maestro Théo. Contamos muito com o apoio da comunidade nesta fase, dos ex-diretores e houve uma grande mobilização. Hoje recebemos cerca de 210 a 250 inscritos, além de toda a equipe de suporte, que chegará aos 300 participantes de maneira direta”, diz.

Ele ressalta que participarão os corais Carpe Diem de Itajaí, em Santa Catarina, Meninos Cantores de Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul, Meninos Cantores de Pratápolis, Pequenos Cantores de Cássia e Pequenos Cantores de Passos, ambos de Minas Gerais e o Coral Pueri Canarinhos de Campo Largo, que se prepararam e fizeram arrecadações para poderem participar. Além da apresentação dos corais, haverá a participação de convidados especiais como do Coro Masculino Ottava Bassa e o Quinteto 9mm, formado pelos integrantes da Banda da Polícia Militar do Paraná.

O momento de apresentação de todas as vozes acontecerá neste domingo, durante a missa de encerramento, que preencherá o Santuário e será o ápice do evento. Grande parte das peças que serão apresentadas neste momento possuem composição ou arranjo do maestro Théo de Petrus.
“Todos estão mais que convidados para participarem desse evento tão especial e emocionante. O último que realizamos em Campo Largo foi o meu pai, o maestro Théo, que organizou. As músicas são de arranjo feitos por ele, então será um momento de emoção, lembranças e de prestigiar esses coralistas que se prepararam por tanto tempo para vir cantar em nossa cidade. Participe e venha celebrar a boa música conosco”, finaliza.

De volta a Campo Largo
Um dos corais que irá se apresentar e foi um dos primeiros a chegar em Campo Largo é o Meninos Cantores de Pratápolis, de Minas Gerais, que volta à cidade após cinco anos. “Nós somos um coro filiado à Federação Nacional de Meninos Cantores desde 2016, continuamente nos congressos, quando surgiu a oportunidade de sermos convidados para nos apresentarmos aqui também. Para nós é uma alegria muito grande voltar para cá, pois estivemos em 2019. Nossa escola de música tem 50 integrantes e viemos para Campo Largo com 37 participantes, entre crianças, adolescentes e jovens. Todos estavam muito animados esperando esse momento”, enfatiza o maestro Rildo Batista.

Destaca ainda que homenagear o maestro Théo de Petrus no evento é uma grande honra. “O Théo sempre foi um entusiasta da música coral, então para nós, jovens maestros, é um motivo de orgulho homenagear essa figura tão importante. Como menino cantor, minha admiração por ele sempre foi muito grande. Depois, já como maestro, ela aumentou ainda mais. Naquela oportunidade, em 2019, nós estivemos com ele e hoje lembraremos dele com muito carinho”, finaliza.
Luiz Gustavo Rossato é coralista da cidade de Cássia, em Minas Gerais. “Já é a minha quarta vez viajando com o coral e eu estive aqui em Campo Largo em 2019. Eu gosto muito, nós conhecemos muita gente nova, muita cultura boa e aprendemos muito. Gosto muito de viajar e adoro cantar.”

Acolhimento nas casas de fiéis
Foi necessário que famílias acolhessem os coralistas que chegaram em Campo Largo, o que aconteceu na quarta-feira. Este foi o momento em que as famílias que se disponibilizaram a receber esses coralistas os levaram para o novo lar, até o próximo domingo. Jhonatan destacou que houve uma adesão excelente dessas famílias, que voluntariamente colocaram seus lares à disposição destas crianças e adolescentes, o que enfatizou como algo importante, pois uma das premissas do evento também é vivenciar a cultura do local.

A Folha conversou com Vera Lúcia de Brito Portela da Silva, que é uma das voluntárias que recebeu coralistas em sua casa. “Já tive muitas bênçãos em minha vida. Há alguns anos eu tive câncer e fui curada dele. Desde então, eu abro minha casa para receber coroinhas e coralistas em minha casa. Todas as vezes que vêm essas crianças e adolescentes abençoados de fora, eu acolho com o maior carinho. Já é a quarta vez que os recebo, tem alguns até que me chamam de ‘mãezinha’. Eles vindo de lá estão trazendo também muito aprendizado para nós e todos os dias eu aprendo com eles.”

Programação: até 21 julho
Local: Santuário Bom Jesus (Av. Bom Jesus, 333)
Horários: Dia 19 de julho, às 19h30.
Dia 21 de julho às 10h missa de encerramento.