Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 07:24:39
Geral

Medicando Alegria entra no clima das festas juninas e diverte pacientes do Hospital Infantil Waldemar Monastier

Medicando Alegria entra no clima das festas juninas e diverte pacientes do Hospital Infantil Waldemar Monastier

Que o mês de junho é conhecido como um período de alegria e de festa ninguém pode negar. E para o grupo que tem alegria até no nome, o arraiá será animado. O Medicando Alegria, projeto que leva arte e diversão aos pacientes do Hospital Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, traz uma apresentação especial durante este mês, inspirado pelas festas juninas.

Para o novo espetáculo, que acontecerá até a primeira semana de julho de 2024, o grupo buscou a história do Boi de Mamão, figura folclórica do litoral catarinense, com elementos de cenário, brincadeiras e o boi confeccionado com material reciclável pelo artista plástico Toto Lopes, que também é o criador do projeto Medicando Alegria. A primeira apresentação com a temática foi realizada na quarta-feira, dia 12 de junho, com direito a casamento caipira e muitas risadas.

“Para o arraiá do Medicando Alegria, produzi o  Boi de Mamão com materiais reaproveitados como papéis coloridos e tecido chita. Eu e os artistas do projeto buscamos sempre elementos culturais, singelos, simples e sustentáveis para divertir a criançada e quem os acompanha no hospital”, conta Toto Lopes.

Além do casamento caipira e do Boi de Mamão, o grupo preparou também brincadeiras típicas das festas juninas como pescaria e boca de palhaço para as crianças.

 

O projeto

O Medicando Alegria é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da Cimentos Itambé e On Petro e é uma realização da Toto Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução. O grupo utiliza nas apresentações técnicas do teatro, do circo e da música. As brincadeiras contam com muita interação do público, são lúdicas e envolvem pessoas de todas as idades. Elas acontecem nas manhãs de terça a quinta-feira.

O artista Toto Lopes é voluntário há 15 anos no HIWM e explica que a intenção do Medicando Alegria, desde sua criação, é contribuir para a humanização do atendimento hospitalar. Somente no ano passado (2023), o projeto atingiu 50 mil pessoas.

“Nós já estamos pensando na continuidade do projeto com a viabilização do Medicando Alegria ano III, entrando em contato com empresas que queiram contribuir conosco em 2025. Com a renúncia fiscal, elas destinam parte de seus impostos para o fomento da cultura. Dessa forma, elas abatem até 4% do Imposto de Renda da próxima declaração”, explica o idealizador.

 

Hospital

O Hospital Infantil Waldemar Monastier, localizado no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, faz parte da rede de hospitais administrados pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) e é referência no atendimento de pacientes pediátricos de alta e média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital recebe pacientes de todas as cidades do Paraná, disponibilizando Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Neonatal e pediátrica, Centro Cirúrgico e atendimento ambulatorial em diversas especialidades.

Foto: Assessoria Medicando Alegria