Sabado às 15 de Junho de 2024 às 08:19:57
Geral

Inaugurada escola que homenageia o menino Anderson Paulart Junior

Inaugurada escola que homenageia o menino Anderson Paulart Junior

Uma emocionante cerimônia marcou a inauguração do maior complexo educacional de Campo Largo, a Escola Municipal Anderson Paulart Junior, na manhã da última sexta-feira, 07 de junho, no Botiatuva.

Centenas de pessoas estiveram presentes para acompanhar o momento, entre autoridades, familiares e amigos de Anderson Junior e a sociedade em geral, visto que a escola leva o nome do jovem campo-larguense, que faleceu em 2015 depois de lutar dos 07 aos 14 anos contra a leucemia, em uma batalha que inspirou muitas campanhas de doação de sangue e cadastro como doador de medula óssea na cidade. A instituição, que tem capacidade para atender mais de seiscentos alunos, foi criada nas antigas instalações da fábrica que fez parte da vida de muitos campo-larguenses, a Pipe, depois Lorenzetti, até se tornar parte do grupo francês Legrand.

Para a criação da escola, a atual gestão investiu R$ 7 milhões em um novo conceito em estrutura e equipamento público. A escola tem instalações amplas, modernas e seguras em uma área construída de mais de seis mil metros quadrados.

O prefeito Maurício Rivabem relembrou o processo de aquisição e negociação para a compra do local. “Na ocasião, eu era vice-prefeito da cidade. Foram mais de seis meses de negociação, buscando o melhor preço para o município e a aprovação da Câmara de Vereadores. Ver que todo o esforço deu certo, e que ainda pudemos homenagear um exemplo de pureza, alegria e luta que foi o Anderson, me deixa extremamente orgulhoso e emocionado”, reforçando que a equipe esteve sempre trabalhando em projetos de reformas e ampliações em escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), buscando certificações de segurança exigidas pela Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, faltosos em muitas instituições.

O pai, Anderson Paulart, disse em seu discurso ter ficado honrado com a homenagem feita ao filho em uma instituição deste porte. “A vida dele tocou toda a comunidade e continua inspirando. Hoje dá nome a uma escola, no melhor ambiente que o município poderia oferecer. Ele é uma fonte de inspiração, esforço e dedicação e que o legado dele inspire muitas outras gerações”, declarou.

Inspiração que foi testemunhada por estudantes de escolas convidadas Escola Municipal 1º de Maio, Escola Municipal O Ateneu, e Escola Municipal Pedro Kaminski. Durante a cerimônia, a biografia de Anderson foi lida e levou grande parte dos presentes às lágrimas. Na sessão ordinária na Câmara Municipal de Campo Largo desta segunda-feira (10), os vereadores repercutiram a inauguração, enfatizando o espaço inaugurado para atender a sociedade e principalmente a história de vida apresentada pelo jovem menino que inspirou a luta pela vida.

 

Estrutura moderna

Entregue pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e de Desenvolvimento Urbano, a escola tem dez salas de aula, banheiros masculino e feminino com chuveiro, banheiros para pessoas com deficiência, recepção, sala de reunião, cozinha, refeitório, enfermaria, biblioteca, plataforma de acessibilidade, laboratório, dois depósitos de material de limpeza, vestiário masculino e feminino, sala de informática, auditório, sala de administração, sala pedagógica, sala dos professores, quadra esportiva coberta, quadra esportiva descoberta, pátio coberto e pátio descoberto, assim como estacionamento coberto e descoberto.

A nova estrutura terá capacidade para comportar 412 alunos por período, 322 alunos em sala de aula, 30 alunos no laboratório, 30 alunos na sala de dança, 30 alunos na sala de informática, 54 alunos sentados na biblioteca, 77 alunos no auditório; serão 75 vagas de estacionamento coberto, 12 vagas de estacionamento descoberto, três vagas de ônibus, seis vagas de embarque e desembarque para carros mais duas vagas de ônibus. Todos os espaços têm conexão com a internet e contarão com diversos recursos tecnológicos.

Além da escola, o complexo possui ainda a UBS Amadeu Mazzo, já em funcionamento desde abril de 2023, e um barracão de 4.619,98 m², que ainda está em processo de reforma e será inaugurado em breve como um Centro Municipal de Eventos. 

 

Hemepar

Ainda durante o tratamento de Anderson, bem como depois do seu falecimento – com a criação do projeto Amigos do Eterno Juh, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, o Hemepar, esteve presente em diversas ações promovida pela família e amigos, visando principalmente o incentivo ao cadastro como doador voluntário de medula óssea e também a doação de sangue.

A instituição esteve presente na ocasião, com uma equipe do Hemepar e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, que ficaram alocados em uma das salas de aula, onde realizaram o cadastro de interessados em se tornarem doadores. Segundo informações do Hemepar, 34 pessoas foram cadastradas na data. “São 34 novas oportunidades para alguém que procura um doador compatível e está em um tratamento tão complexo, encontra-lo. Esse mês é bastante especial, pois é o mês do doador de sangue, mês de conscientização. Que mais pessoas se sintam inspiradas em se tornarem doadoras”, ressalta a mãe de Anderson, Raquel Paulart.  

 

Matrículas

As aulas na Escola Municipal Anderson Paulart Jr. terão início após recesso escolar, no dia 25 de julho de 2024. Interessados em matrículas podem entrar em contato pelo telefone da Secretaria Municipal de Educação: (41) 3291-5173.

 

Prefeitura nos bairros

No último sábado (08) aconteceu a 5ª edição do programa Prefeitura nos Bairros, no Botiatuva. Diversas atrações e serviços foram disponibilizados para os moradores da região na Escola Municipal Anderson Paulart Junior, durante toda a tarde. Com horário de funcionamento das 13h às 17h, havia muitas atrações para as crianças nos ambientes da escola, entre brinquedos infláveis, gincanas, brincadeiras, desenhos para pintar, distribuição de balões, e ainda uma cabine de fotos que divertiu todas as idades.

Foram disponibilizados para a população serviços do Cadastro Único, assistência social, saúde bucal, orientações do Escritório de Compras, da Sala do Empreendedor e do Banco Fomento Paraná, emissão de CPF, dúvidas sobre IPTU e taxas e emissão de documentos. Também teve orientação jurídica, serviços de beleza, atendimentos da Cocel e da Sanepar, bem como da Agência do Trabalhador, do PROCON e da Junta Militar. E a Provopar Campo Largo participou com seu Varal Solidário.

As ações foram organizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), com a participação das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Meio Ambiente, Esporte, Lazer e Cultura, Ordem Pública, Administração e Fazenda, entre outras. Quem esteve presente aproveitou para, entre diversões e informações, também deixar pendências em dia e conhecer a nova escola que agora é o maior complexo educacional de Campo Largo.

Outro destaque foi a participação da equipe da Positivo Tecnologia que disponibilizou o Aprimora Educacional, uma plataforma adaptativa e gamificada que auxilia alunos do Ensino Fundamental no desenvolvimento de habilidades e aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática com Inteligência Artificial. A ferramenta é utilizada pela Rede Municipal de Ensino como apoio aos professores na realização de atividades pedagógicas.

A edição contou também com a presença dos personagens da Família Eco, BIAgradável, RejeiTINHO, NaturECO e PriCILHA, que interagiram com as crianças levando dicas de reciclagem e de cuidados com o meio ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente aproveitou a oportunidade para realizar a troca de resíduos descartáveis por mudas, e a Secretaria de Agricultura e Pecuária promoveu uma exposição de tratores.

Estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Polo UAB estiveram apoiando as atividades e atendimento. Juntaram-se à Família Eco os personagens da Educação - a Aninha e Lobatinho - e os três mascotes do Departamento de Trânsito (DepTran) que espalharam informações sobre segurança no trânsito durante o evento (Semáforo, Pare e DepTranzinho).