Terça-feira às 28 de Maio de 2024 às 10:28:46
Geral

Inaugurada a sede própria do Conselho Tutelar de Campo Largo

Inaugurada a sede própria do Conselho Tutelar de Campo Largo

O município de Campo Largo inaugurou nesta sexta-feira, 10 de maio, a sede própria do Conselho Tutelar, cuja atuação é essencial para a garantia dos direitos e proteção de crianças e adolescentes.

Com apoio do Governo do Estado, a Prefeitura de Campo Largo construiu a nova sede na Avenida do Canal, Vila Elizabeth, em um terreno cedido pelo município, atrás do Centro Administrativo, com investimentos de mais de R$ 1 milhão, recursos destinados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF).

Uma conquista para a cidade, após mais de 30 anos de espera, já que até então o Conselho Tutelar Municipal, criado em 1990, ocupava imóveis alugados.

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, do poder judiciário e de integrantes e ex-integrantes do Conselho Tutelar de Campo Largo, de estudantes da Escola Municipal Sete de Setembro e com as belas apresentações do cantor Rhyan Gabriel, participante do programa The Voice Kids 2023, e do Coral dos Canarinhos de Campo Largo, do Instituto Maestro Théo de Petrus.

O prefeito Maurício Rivabem demonstrou-se orgulhoso pela sede que leva o nome de um grande conselheiro e assistente social de Campo Largo: Getúlio Arivalde Vidal Braga. “Oferecer um futuro digno às crianças da nossa cidade é dever de todos nós, poder executivo, legislativo, judiciário, conselheiros, famílias, professores. Inaugurar uma obra como está me enche de alegria porque também homenageia uma pessoa que batalhou pelos que mais precisam como fez o Getúlio”, disse.

 

Homenagem

A história de vida e trabalho de Getúlio Arivalde Vidal Braga, assistente social, advogado e ex-conselheiro tutelar foi contada durante a solenidade. Getúlio foi servidor público da Prefeitura de Campo Largo, e em 1991, participou da primeira formação do Conselho Tutelar Municipal, juntamente com Marcia Bora, Solenita Puppi, Osmar Zotto e Ari Stroparo, atual diretor-geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Faleceu aos 60 anos, deixando esposa e duas filhas.

A filha Hévellin Braga, muito emocionada, agradeceu ao prefeito e aos vereadores pela sugestão e aprovação da nomeação e homenagem. “Meu pai trabalhou para que as crianças e adolescentes tivessem seus direitos preservados. Eu o acompanhava, muitas vezes, quando ia visitar as famílias mais necessitadas. A nossa casa foi acolhimento para algumas, quando ainda não havia casas de acolhimento e abrigos. Este (sede do Conselho Tutelar) é o lugar certo onde o nome do meu pai deve estar”, disse.

O legado deixado por Getúlio Braga foi destacado também pelo secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que participou da solenidade de entrega do prédio. “Esta sede é um ambiente para as crianças se sentirem acolhidas. Que legado maravilhoso deixado pelo Getúlio”, disse.

 

Conselho

O Conselhos Tutelares são órgãos municipais que contam com autonomia funcional e seus integrantes são eleitos pelas comunidades locais para mandatos de quatro anos. Eles têm como objetivos garantir direitos de todas as crianças e adolescentes, com prioridade àquelas em condições de vulnerabilidade e risco. Também faz orientações aos pais e responsáveis.

A sede de Campo Largo tem sala multiuso, espaço infantil, sanitários feminino e masculino com acessibilidade, sala de espera ampla, estacionamento de automóveis, motocicletas, bicicletas e espaço com jardim. Um excelente local para o atendimento dos conflitos e crimes que são denunciados ao órgão.

No momento, Campo Largo conta com um Conselho Tutelar (cinco titulares e cinco suplentes) mas em 2024, deverá entrar em votação a criação de um novo Conselho Tutelar. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), a recomendação é a de que seja no mínimo um Conselho a cada 100 mil habitantes. Como Campo Largo tem 133.865 moradores (IBGE 2020), pode comportar mais um, reforçando o trabalho de proteção da infância e da adolescência no município.