Quarta-feira às 29 de Maio de 2024 às 12:06:51
Geral

Campo Lago envia 20 toneladas de doações e Acicla e associados promovem campanhas de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Acicla se uniu à ação da Prefeitura Municipal para carregar um caminhão com capacidade de 40 toneladas para entregar as doações no Rio Grande do Sul

Campo Lago envia 20 toneladas de doações e Acicla e associados promovem campanhas de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Impactados com as notícias sobre o Rio Grande do Sul, que atravessa a maior tragédia ambiental na história, e sensibilizados pela grande motivação dos campo-larguenses em auxiliar os gaúchos, a Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) e os associados lançaram uma campanha oficial, com a participação de várias empresas locais. A campanha não tem prazo para encerrar e acontecerá enquanto for necessária. Já foram enviados mais de 20 toneladas de donativos nesta quarta-feira (08), incluindo uma carga cheia de água. Mais caminhões serão enviados nos próximos dias.

Também nesta quarta-feira, a Acicla se uniu à ação da Prefeitura Municipal para carregar um caminhão com capacidade de 40 toneladas para entregar as doações no Rio Grande do Sul. Grupo de voluntários está mobilizado no Centro da Juventude para arrecadar, organizar as doações e carregar o caminhão.

Segundo o presidente da Acicla, Vinicius Spack, o início da campanha se deu por meio da iniciativa de um associado, que decidiu estender e buscar auxílio da Acicla para fazer uma rede grande de solidariedade. “Nós abraçamos essa causa porque a Acicla está envolvida com a sociedade campo-larguense e se preocupa com o aspecto social também. Quando a população se identificou com a situação e decidiu estender a mão, imediatamente nos disponibilizamos e nossos associados se mostraram abertos a receberem essas doações. Nós conseguimos trabalhar com negociações diretas com grandes empresas da nossa cidade, a Ouro Fino e a Troppel, então compramos os itens a preço de custo.  Essa é a primeira parte da campanha. Nós enviamos um caminhão com mais de 20 toneladas de doações e iremos enviar mais caminhões carregados, também fruto de parceria com associados que disponibilizaram o transporte por meio dos seus veículos.”



Como ajudar?
Há mais de uma possibilidade de doação. Com negociações diretamente com o fornecedor, conseguiram a compra de produtos a preço de custo, então montaram kits de limpeza a R$ 50, valor que pode ser doado via pix. O kit é composto por vassoura e rodo grandes, uma água sanitária e um detergente, ambos de cinco litros, e um fardo de água mineral, que serão enviados diretamente para o Rio Grande do Sul. A chave pix está disponível no QR-Code. Outros valores também podem ser doados via chave pix eb1d55dd-aa31-402a-b5aa-957dc1c6d8af.

Também é possível doar água sanitária, sabão em pedra, ração para cães e gatos e água mineral em diversos pontos de arrecadação pela cidade: Apolar, Supermercado Druzik, Biolag, Clarim, Casuale, Chá e Vitta, O Boticário, Lojas Spack, Peçaupeças, Padrão Solar, Casa di Grano, Pet Shop Vilseki, Aviário Passaúna, Camp Autocenter, Ônea por Hícaro Joias, Casa Brasil Pet Center, Magia da Cor Esmalteria, Casa Aurora Decorações, Ótica Campo Largo Prime, Gavis Comunicação Visual, SM Materiais de Construção, Red Force Centro Automotivo e Bella Rosa Centro de Formação.

Gestão de doações e acolhimento
Jonas Dalcomuni, associado e engajado na campanha, viajou até Porto Alegre nesta terça-feira (07) para acompanhar a distribuição e auxiliar na gestão da entrega dos itens já doados pelos campo-larguenses. “Meu pai, Francisco, e eu viemos para ao Rio Grande do Sul para ajudar a coordenar a distribuição, pois está chegando muita doação e tem muita coisa que acaba se perdendo. Tenho amigos que já estão atuando como voluntários, filtramos o que está sendo mais necessário neste momento, que são produtos de limpeza e higiene, colchões, água mineral e ração para pets. Estamos promovendo essa campanha junto com a Acicla, instituições e empresários de Campo Largo e graças ao espírito solidário das pessoas estamos enchendo carretas para trazer essas doações.”

Jonas frisa que receberá nesta quinta-feira a primeira carreta com doações e auxiliará como voluntário na montagem de kits e na entrega dos itens para que nada fique parado, mas seja destinado a quem precisa. “Estou levando o meu barco para poder distribuir nos locais onde as pessoas não saíram de suas casas, mas só é possível chegar de barco. Estarei em Canoas, Porto Alegre, São Leopoldo e à noite iremos fazer um trabalho de acolhimento das pessoas que precisam, fazer orações e levar esperança. Também vamos realizar visita a um abrigo de pets para levar ração, que tem 1.500 animais sem seus donos. É uma situação muito mais complexa, mais do que estamos vendo. É realmente difícil de acreditar no que está acontecendo”, finaliza Jonas.

Mais informações sobre a campanha diretamente na Acicla, localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 957, no Centro. Telefone (41) 3392-4544 e redes sociais @aciclacampolargo.