Terça-feira às 28 de Maio de 2024 às 10:41:48
Geral

Núcleo Acicla Jovem fará três eventos de conscientização sobre impostos na campanha “Dígitos que Sufocam”


Primeira ação acontece nesta sexta-feira (10), com bate-papo sobre impostos e espaço para tirar dúvidas aberto a toda a comunidade

Núcleo Acicla Jovem fará três eventos de conscientização sobre impostos na campanha “Dígitos que Sufocam”

Em todo o mês de maio, o Paraná terá como mote a discussão e compreensão sobre a carga tributária brasileira, com a campanha “Dígitos que Sufocam”, promovida pelo Núcleo Jovem da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e os conselhos de jovens empreendedores em todo o estado. Em Campo Largo, o Feirão do Imposto será promovido pelo Núcleo Acicla Jovem, que realizará três eventos de conscientização sobre o tema.

Vitória Vargas, vice-coordenadora da Acicla Jovem, explica que essa é uma das ações mais importantes do calendário oficial da Faciap e a iniciativa de trazer a campanha para a cidade tem como objetivo conscientizar o consumidor sobre a carga tributária que está presente nos produtos que ele consome. “Iremos capacitar os empresários e também mostrar para a população, de maneira mais clara, quanto de imposto está embutido nos produtos que ela adquire. Essas três ações são abertas para participação do público em geral, não somente para associados. Importante frisar que ações como essa já originaram leis que falam sobre a transparência de impostos para a população, o que beneficia a todos.”

“Imposto é algo que não temos como fugir, seja como cidadãos ou empresários, por isso, ter a compreensão do que é e para onde esse dinheiro vai, acaba sendo fundamental para toda a sociedade. O Núcleo Acicla Jovem está preparando ações que serão de entendimento para toda a população, em uma linguagem acessível e por isso a participação de toda a comunidade é extremamente importante. Traremos, como instituição, conhecimentos que agregarão valor à vida das pessoas e farão diferença no dia-a-dia”, acrescenta o presidente da Acicla, Vinícius Spack.

As ações
A primeira ação do Feirão de Impostos – Dígitos que Sufocam acontece já nesta sexta-feira (10) e será “Papo de Bar – Os impostos te sufocam”, a ser realizado às 17h30, no restaurante Sabat – Centro. “Será uma roda de conversa, na qual teremos a oportunidade de tirar dúvidas sobre o tema, orientações, desabafos e trocas de experiências. Uma contadora estará presente e participará da ação”, explica Vitória.

O evento terá ainda uma rodada de chopp sem imposto, para dar “um alívio” em meio a um assunto mais denso. Para participar da ação é necessária a inscrição prévia pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/papo-de-bar-os-impostos-te-sufocam/2456739.

Na segunda ação, que acontecerá no dia 18 de maio, na Praça Getúlio Vargas, está programada a conscientização da população sobre a carga tributária. “Nesta data nós iremos explicar para a população o que são os impostos pagos pelo cidadão brasileiro e onde eles são aplicados. Teremos na praça nesta data também, um carro, onde estará bem claro o valor deste bem e a quantidade de imposto cobrado nele, mostrando a diferença dos preços”, diz.
Para finalizar a campanha, no dia 25 será realizado o “Dia D do Feirão de Impostos”, quando empresários participarão de lives, mostrando os bens comercializados por ele com e sem impostos. Alguns itens estarão à venda sem a taxa de imposto durante a live.

Núcleo Jovem Acicla
O Núcleo Jovem Acicla está ativo há um ano e tem participação de jovens empreendedores com idades de 18 a 35 anos e possui 14 responsáveis pela coordenação e 60 associados. Quem tiver interesse pode entrar em contato com a Acicla, mesmo que não seja associado, para entender melhor a ideia do Núcleo. Informações pelo (41) 3392-4544.