Comemorado pela primeira vez em 15 de março de 1962, o Dia Mundial do Consumidor traz em sua trajetória direitos adquiridos, enfatizando a segurança, a informação e a liberdade de expressão, uma proteção aos consumidores, assegurado por lei. Só no Brasil, de acordo com o relatório elaborado pelo World Watch Institute, há 57,8 milhões de pessoas com poder de compra, ou seja, 33% da população.
Em cada região, diferentes perfis de consumidores são observados e é necessário enfatizar que “o consumidor é diferente de cliente, enquanto o consumidor não tende a criar vínculo com sua marca, o cliente já tem por objetivo manter um relacionamento mais duradouro”, explica Pedro Parolim Teixeira, presidente da Associação Comercial de Campo Largo- Acicla. Logo, o consumidor campo-larguense apresenta uma tendência destacada a cliente, conforme comenta o presidente da Acicla. “Embora nós sejamos hoje considerado já uma cidade grande, com mais de 140 mil habitantes, aqui ainda se mantém o histórico daquela tradição de você ir em um lugar fazer uma compra, porque é de uma pessoa conhecida, aí já pergunta: mas você é filho de quem? é parente de quem? aqui primeiro a gente conhece a pessoa, depois a gente faz negócio”.
No entanto, o cliente não vai apenas atrás de uma marca, mas daqueles lugares que se conhece de quem está comprando, como é o caso do vendedor Nereu dos Santos. “Faz 25 anos que eu só faço compra no Supermercado Druziki, porque é mais perto, já estou acostumado com o ambiente e eu não tenho nem ideia se o valor dos produtos é o mesmo dos outros lugares, porque nunca troco de mercado”, diz o cliente.
A dona de casa Lidia Krzyzanovski comenta que “sempre que tem um aniversário vou direto no Puppi, porque já conheço as vendedoras, já sei que lá tem os produtos que eu gosto, ou seja, tem uma festa eu já sei onde encontrar o presente”.
Quanto a essa familiaridade, Pedro é enfático: “Isso eu quero frisar que é uma coisa linda, porque Campo Largo é uma cidade calorosa, você conhece de quem está comprando, você conhece o teu cliente, uma loja que já passou por três gerações, teu avô comprava aqui, tua mãe comprava aqui, agora você compra aqui e teus filhos vão comprar aqui, você conhece ali a pessoa que está trabalhando numa farmácia, a pessoa que está trabalhando num posto, você conhece quem é o balconista, o frentista que abastece o teu carro, até nos hospitais você conhece o médico que está ali há anos”.
Para assegurar que esta relação favorável entre ambos inseridos no comércio campo-larguense, a Acicla fornece uma cartilha em parceria com a OAB Campo Largo, a qual é utilizada no incentivo a associados permitirem descontos e promoções aos consumidores em geral. Toda loja é ainda obrigada a dispor em local visível e de fácil acesso o Código de Defesa do Consumidor.