A Folha recebeu reclamações de moradores de ruas dos bairros Botiatuva e Itaqui de Cima, dos endereços Manoel Lopes Vieira e Batista Sabim – respectivamente - para expor a situação.
A moradora do Botiatuva, da Rua Manoel Lopes Vieira, relatou que toda vez que chove, a rua acaba ficando intransitável, com muita lama e buracos. “Essa rua é a que dá acesso ao bairro, então os motoristas de aplicativo e vans escolares, por exemplo, não sobem. No último dia 07 de março o motorista da van do meu enteado cancelou o contrato só por causa da rua. Eu precisava levar ele para pegar a van na ponte, cerca de um quilômetro de distância da nossa casa. Não conseguia levar ele todos os dias, então a van subia, isso levou à desistência do contrato pela empresa. Agora estou procurando outro motorista, mas sempre que eu falo o endereço, eles dizem que não vão pegar por causa da rua”, comenta.
Ela retrata, ainda, que já foram feitas reclamações diretamente para a Prefeitura, via 156, tanto por ela mesma, como pelos vizinhos, porém não houve resposta, apenas ficando pendente a verificação da situação.
No Itaqui de Cima a reclamação é parecida. O morador retrata que a rua não possui asfalto e que valetas se formam no local, dificultando o acesso às casas e o trânsito de automóveis e motocicletas, por exemplo. Retrata também que há pedras pontiagudas no local e que podem prejudicar os veículos.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Campo Largo, que respondeu: “Sobre a situação do Botiatuva, Rua Manoel Lopes Vieira, já existe previsão de asfalto, que será uma contrapartida do empreendimento localizado no mesmo endereço. Esta contrapartida é medida mitigatória atenuante, bem como reestruturar, ampliar e executar as suas expensas, o alargamento da ponte sobre o Rio Cambuí, com a construção de passarelas para pedestres em ambos os lados da ponte. O termo de compromisso com a empresa foi publicado no Diário Oficial edição 859 de 29 de dezembro de 2016. A empresa que realiza a construção também já foi notificada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para melhoramentos da via. Quanto à Rua Batista Sabin, já foi realizada manutenção preventiva do local e em programação estão novas melhorias na região”.