A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, informa que aguarda um laudo técnico para apontar os possíveis problemas no asfalto em trecho da Rua Engenheiro Tourinho, até o cruzamento com a Avenida Prefeito Marcelo Puppi, antiga BR-277. Uma empresa especializada está sendo contratada para realizar uma perícia que definirá os motivos que levaram o asfalto, recém-colocado, a soltar-se da base que foi feita, dentro das normas especificadas no projeto.
Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Juares Carvalho, o prefeito Maurício Rivabem cobrou providências referente aos problemas que estão acontecendo em relação à Rua Engenheiro Tourinho. Segundo o prefeito, é inadmissível que uma obra, em tão pouco tempo, já apresente problemas dessa natureza. Por isso, a Prefeitura está mobilizando todos os envolvidos na busca de uma solução.
Em se tratando de uma obra licitada pelo Governo do Estado, a Prefeitura precisa aceitar as condições colocadas em contrato para garantir o recurso, entretanto, diante da insatisfação do resultado e os problemas que estão acontecendo, foi necessária a contratação de um laudo técnico que vai apontar exatamente o motivo e o que precisará ser feito para solucioná-lo. Conforme argumenta o prefeito, a cidade não pode perder os recursos que vieram para uma benfeitoria, mas também não irá aceitar que não seja executado com a qualidade que os munícipes merecem.
O secretário de Desenvolvimento Urbano esclareceu que a empresa responsável argumentou que o problema foi em relação à qualidade do solo e que o material colocado na base, o solo cimento, não garantiu a aderência necessária. Algumas empresas já chegaram a fazer alguns estudos desde que o problema iniciou, mas ainda inconclusivos. De acordo com informações do engenheiro fiscal da obra, os ensaios tecnológicos relativos aos serviços de pavimentação indicaram o atendimento às normas conforme previsto em projeto e contrato, mas após a execução do revestimento e aplicação das cargas do tráfego, foram observados defeitos que foram apontados em relatório da Comissão neste processo e inicialmente reparados. A contratação de Perícia Técnica Especializada e Isenta foi necessária diante da continuidade dos problemas no pavimento e está em andamento.
Diante deste problema em relação à qualidade do solo e baixa aderência do material, solo cimento, as obras da rotatória da Rua Clotário Portugal também foram paralisadas por precaução até que este laudo da perícia técnica seja concluída, evitando o desperdício de material. Ambas as vias fazem parte do pacote de obras do binário Ema Taner de Andrade - Bernardo Fedalto.
A grande obra do complexo Ema Taner, na totalidade, vai ampliar a capacidade de tráfego do centro da cidade até a BR-277 sentido interior do Estado e também viabilizará mais uma opção de acesso ao nosso município, de quem vem de Curitiba e dos bairros ao Centro. É uma obra grandiosa, planejada para uma cidade que cresce em número de habitantes e, consequentemente, de veículos em circulação.
O binário Ema Taner de Andrade - Bernardo Fedalto é a maior e mais importante obra em execução em Campo Largo e contempla serviços de drenagem, pavimentação, revitalização e sinalização em ruas e avenidas, como a Av. Marcelo Puppi (antiga BR-2 Prefeito Marcelo Puppi (antiga BR-277) e vias marginais, ruas Engenheiro Tourinho e Desembargador Clotário Portugal, criação de rotatórias, acessos e muito mais. As etapas nas ruas Ema Taner e Bernardo Fedalto já estão em fase de finalização.