O município de Campo Largo será beneficiado com os principais serviços e obras previstos dentro do Lote 1 da nova concessão do Sistema Rodoviário do Paraná. Faixas adicionais, duplicações, viadutos e melhorias na BR-277, na PR- 423 e também nos Contornos Norte e Sul deverão favorecer o fluxo nas estradas, trevos e acessos à nossa cidade.
Na segunda-feira (04), o prefeito Maurício Rivabem recebeu o coordenador institucional e regulatório da concessionária Via Araucária, João Sarolli, que mostrou as obras planejadas para a região de Campo Largo.
BR-277
Em Campo Largo, serão 5,6 km de faixa adicional nos dois sentidos do eixo principal e outros 2,16 km no trecho de acesso à variante da BR-277 em Balsa Nova.
PR-423
A rodovia será duplicada desde o viaduto com a Rodovia do Xisto, em Araucária, até o entroncamento com a BR-277, em Campo Largo, em uma extensão de 27,93 km. O trecho vai receber também cinco interseções em desnível, como viadutos e trincheiras. Duas serão do tipo diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita. Uma delas será no trevo da Rua João Stukas, histórico local de acidentes, e a outra no trevo com a PR-510, já no perímetro urbano de Campo Largo.
O prefeito Maurício Rivabem destacou a importância da duplicação da PR-423 para o município. “A ligação com Araucária é essencial para nós, trazendo mais segurança para os motoristas e moradores. O trevo da morte merece atenção, assim como em frente à indústria de embalagens Procópio, no Campo do Meio”, disse.
Obras nos contornos Sul e Leste, que ligam algumas regiões de Curitiba à Campo Largo, também devem beneficiar motoristas, trabalhadores e estudantes campo-larguenses:
Contorno Sul
No Contorno Sul de Curitiba (do trevo de acesso para Campo Largo até o entroncamento com a BR-476) serão implantadas duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas em cada sentido. Também serão implantadas ciclovias.
Contorno Norte
No Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo será duplicada inteiramente.
Além disso, os serviços contemplam limpeza, atendimento de emergência, troca de placas e sinalização. O Centro de Conservação da Via Araucária e o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) foram instalados em Campo Largo.
“As pessoas já vão observar a diferença na conservação das rodovias no trecho que está sob concessão, inclusive com melhor sinalização. A concessionária é flexível e está aberta ao diálogo e a se adaptar conforme as demandas, analisando o que for apresentado pelo poder público”, disse Sarolli.
Ainda não há data prevista para o início das obras, mas de acordo com Sarolli, 75% das obras principais têm prazo de 7 anos para conclusão - de 2024 a 2030.
Novo modelo
A nova concessão do Sistema Rodoviário do Paraná deverá promover melhorias significativas para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região. O trabalho inédito foi construído entre Governo Estadual e Governo Federal ao longo de quase cinco anos, envolvendo parceria e diálogo integrados da ANTT com DNIT e DER. Neste novo modelo, pela primeira vez, rodovias estaduais e federais estão dentro do mesmo lote. A homologação do leilão aconteceu em outubro de 2023, no dia 30 de janeiro de 2024 foi realizada a assinatura do contrato e a concessão começou em 28 de fevereiro.
Pedágio
As tarifas de pedágio, dentro desse novo contrato, também devem ficar menores e a concessionária aguarda autorização da ANTT para dar início à cobrança.
De acordo com João Sarolli, a redução da tarifa de pedágio será de 40% em relação ao que era praticado. “Em São Luiz do Purunã, a tarifa que era de R$ 11,47 vai chegar a aproximadamente R$ 8,00. Porém, se o usuário passar pela praça com frequência no período de 30 dias será aplicado desconto progressivo”, informou, explicando que quem passar todos os dias do mês nesta praça, por exemplo, terá um custo médio diário próximo de R$ 2.
Grupo
A Via Araucária faz parte do grupo Pátria vencedor do Lote 01 do leilão de concessões das Rodovias Integradas do Paraná. O grupo tem mais de 30 anos de atuação em áreas como energia, logística e transporte, com seis concessões rodoviárias no Brasil e mais de 4.000 km de estradas pedagiadas.
A expectativa é a de que, além das melhorias nas estradas, a nova concessão gere mais de 800 empregos (600 já foram contratadas). Somente a Agência do Trabalhador de Campo Largo fez o encaminhamento de 700 pessoas para entrevista. A preferência, de acordo coma concessionária, é pela contratação de moradores de Campo Largo e de Irati.