Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 03:10:53
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Igreja Nossa Senhora da Piedade: 198 anos de história, fé e devoção que marca Campo Largo

Uma igreja histórica, que preenche a paisagem central e que se tornou um dos símbolos da cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade é muito mais do que uma igreja

Igreja Nossa Senhora da Piedade: 198 anos de história, fé e devoção que marca Campo Largo

Uma igreja histórica, que preenche a paisagem central e que se tornou um dos símbolos da cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade é muito mais do que uma igreja. Local de fé, devoção, onde são celebradas uniões, cerimônias batismais, cerimônias de despedida, dias santos e tantas outras datas e também cenas de novela. Em 2010, cenas da novela global “Insensato Coração”, do horário nobre, foram gravadas na cidade, tendo como cenário principal a igreja.

Dificilmente vai encontrar um campo-larguense, em quase 200 anos de história, que não conheça ou, pelo menos, reconheça a igreja que está localizada na Praça Attílio de Almeida Barbosa.
Hoje, a comunidade está em contagem regressiva para os 200 anos da igreja, que será comemorado em 2026. Para este marco na história, há uma grande preparação, com reforma do prédio, iniciada ainda em 2020. A obra será completa, na qual foram avaliados o estado do piso, paredes, forro, telhado; estrutura da cobertura, sinos e torres, como também parte elétrica.
A Igreja Nossa Senhora da Piedade não é somente um marco para a cidade de Campo Largo, mas para toda a região, visto que é a quarta igreja mais antiga pertencente à Arquidiocese de Curitiba.



História da Matriz
A história da Igreja Nossa Senhora da Piedade está disponível no site Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na seção Biblioteca. No texto, a história começa com a construção da Capela Nossa Senhora da Conceição, que foi feita pelo Coronel Antônio Luiz, conhecido por ser o primeiro morador de Campo Largo. É de Campo Largo o registro da primeira igreja na região dos Campos Gerais, em 1709, cuidada pelos Frades Carmelitas, que realizavam missas, casamentos, batizados e outras celebrações litúrgicas, atendendo a região de Campo Largo e o município de Palmeira. Com o falecimento do Coronel, a concessão do terreno, na época chamado de sesmaria, não foi herdado a alguém em específico, mas a várias pessoas.

Foi somente em 1821 que se deu início à construção da primeira igreja na cidade. Segundo o texto, as obras foram executadas pelo capitão Jerônimo José Vieira, sob a administração do capitão João Antônio da Costa e do padre José Joaquim Ribeiro da Silva. “As paredes de pedras ligadas e cobertas com grossa argamassa de cal e areia mediam quase um metro de espessura. A Igreja foi solenemente inaugurada em 02 de fevereiro de 1826, com a transladação da imagem da Padroeira Nossa Senhora da Piedade da casa do tenente Joaquim Lopes Cascais até a Igreja”, retrata o texto.

Porém, a bênção da Igreja aconteceu quase um ano depois, no dia 24 de janeiro de 1827, mediante a provisão de 12 de maio de 1826. Em 16 de outubro de 1828, o capitão Joaquim José Vieira solicita ao Bispo Dom Manoel Joaquim Gonçalves de Andrade que eleve à capela curada, sendo nomeado oficialmente o capelão padre José Joaquim da Silva. E o seu limite territorial seria proposto pelo Governo Imperial. A capela curada foi elevada à freguesia criada pela lei provincial nº 23 de 12 de março de 1841. A 24 de maio de 1941, Dom Áttico Eusébio da Rocha eleva-a à Paróquia inamovível. O Padre Ladislau Kula (1920 a 1930) quase conseguiu concluir a matriz, mas foi o Monsenhor Aloísio Domanski que completou em seu ministério sacerdotal a Igreja Matiz o revestimento externo e a decoração interna, os acabamentos (pintura) concluídos em 1934, mais de cem anos depois do início da construção.

O texto traz ainda que a pintura interna teve como responsável Anacleto Garbaccio, piomentês formado pela Escola de Belas Artes de Turim, que chegou a realizar a pintura interna do Teatro Municipal de São Paulo. Em Campo Largo, trabalhou, além da Matriz, na Igreja da Rondinha e na Colônia Antônio Rebouças. Levou 18 meses para finalizar o trabalho, sendo conhecido pela riqueza de detalhes. O trabalho foi finalizado em 1941. Em 1974, houve a correção da pintura das paredes das janelas para baixo, retoque na pintura e pintura completa, a óleo, de todo o presbitério. Os vitrais artísticos executados por Arte  Decorativa de Curitiba, entre maio e junho de 1949.

Importante ressaltar que grande parte da construção, vitrais, decoração da igreja de maneira geral foi feito por empresas, doações de famílias e festas realizadas na comunidade. Os sinos foram benzidos solenemente no dia 02 de fevereiro de 1931. A Sagração do altar foi feita em dia 01 de fevereiro de 1941.