O prédio está previsto para ser entregue em outubro deste ano e está localizado na região que vem sendo chamada de “Centro Cívico campo-larguense”
Iniciou a construção da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campo Largo. O local foi projetado para atender às necessidades da população em geral e também dos mais de 620 advogados vinculados à instituição. O novo prédio será construído com recursos da OAB Seccional Paraná e com previsão de entrega para outubro de 2024, localizado próximo ao Fórum de Campo Largo, na região que vem sendo chamada de “Centro Cívico campo-larguense” - pela proximidade com a Câmara Municipal, Fórum e Cartório Eleitoral.
“Ter a sede da OAB próximo ao Fórum é um pedido antigo já da sociedade, do Legislativo e do Judiciário. Temos casos, por exemplo, que a pessoa vem de uma região distante e precisa de um atendimento de advogado gratuito, geralmente vai até o Fórum, é encaminhado para fazer cadastro no Cras e então vai para a OAB. Entretanto, estamos buscando meios para facilitar esse processo, permitindo que, por meio de um convênio, um profissional de Assistência Social da Prefeitura de Campo Largo atue na instituição”, explica Dr. Heitor Lopes, presidente da OAB Subseção Campo Largo.
O presidente explica que esse convênio já está acertado com o prefeito Maurício Rivabem, porém aguarda a assinatura para ser publicado e possa entrar em vigor. “A partir do momento que estiver assinado, publicado e este profissional apto a trabalhar, poderemos fazer o cadastro desta pessoa diretamente da OAB e encaminhando para o atendimento com o advogado no mesmo dia. É um grande ganho para a sociedade”, explica.
Além disso, o espaço da nova sede foi todo projetado para atender às necessidades dos profissionais do Direito na cidade. Explica que hoje 60% dos advogados são novos na profissão e muitas vezes não possuem recursos ou não querem ter um escritório próprio. Na nova sede haverá salas que poderão ser reservadas para conversar com o cliente, com apoio de um notebook da própria OAB-Subseção Campo Largo. Essa proposta levará mais profissionalismo ao advogado no atendimento da clientela e segurança ao cliente, uma vez que saberá que aquele advogado contratado é um profissional habilitado no Direito e está apto a exercer a profissão.
O espaço da antiga sede da OAB tinha 356 m2, e como diz Dr. Heitor, havia muitos espaços com pouco aproveitamento. A nova sede terá 787 m2, com utilização completa da estrutura e estacionamento, o que não contemplava no espaço anterior. Enquanto está em obras, a OAB Subseção Campo Largo está provisoriamente atendendo em uma casa alugada, na Rua Substação de Enologia, nº. 1691, na região central.
OAB e Prefeitura
Dr. Heitor explica que este terreno veio para a OAB Seccional Paraná por meio de uma permuta de áreas. “Há alguns meses a Prefeitura de Campo Largo recebeu uma verba federal, que deveria ser utilizada para a aquisição de imóveis voltados para a Educação, na cidade. Recebemos uma avaliação e a proposta de compra da sede antiga, porém não foi aceita por ser um valor baixo”, explica.
Após uma nova avaliação e conversa entre as instituições, foi possível realizar uma permuta de áreas entre a OAB e a Prefeitura, resolvendo todas as situações burocráticas. Hoje na antiga sede da OAB já está funcionando uma instituição da Secretaria Municipal da Educação.
“Recebemos 11 propostas de projetos, sendo sete de Curitiba e mais quatro de Campo Largo. A Seccional optou por uma empresa campo-larguense para a execução do serviço. Importante ressaltar que todo o trâmite é feito pela OAB-Paraná, nós atuamos como intermediários, dando um apoio quando necessário, marcando reuniões e, de certa forma, acompanhando a obra”, diz.
Projetos em vista
Dr. Heitor reforça que hoje há 20 comissões trabalhando na OAB-Subseção Campo Largo e que a instituição possui um projeto de gravação de podcasts para disponibilizar mais informações aos advogados. “Ainda estamos gravando esses episódios, que têm uma hora de duração. Iniciamos pela Comissão da Mulher, onde duas advogadas entrevistaram uma advogada de Curitiba e falaram sobre temas relevantes.
Não há participação da diretoria nestes episódios, somente dos membros das comissões, seguindo todo um regulamento e levando a informação aos colegas, o que é primordial”, conta.
Destaca também o trabalho da Escola Superior de Advocacia (ESA), que promove diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização dos advogados, tanto online, como presencial.
“Em breve iremos divulgar mais projetos que estamos lutando para conseguir efetivar em Campo Largo, voltados não somente aos advogados, mas à população, trazendo mais conhecimento, humanidade e facilidade no acesso ao Direito para todos”, finaliza.