Campo Largo tem representante no basquete 3x3 na competição internacional Word Deaf Youth Games, que está sendo realizada em São Paulo até o próximo domingo, dia 20.
Campo Largo tem representante no basquete 3x3 na competição internacional Word Deaf Youth Games, que está sendo realizada em São Paulo até o próximo domingo, dia 20. Trata-se do jovem jogador de basquete para surdos, Eduardo Martins de Carvalho, de apenas 15 anos, que integra o time da seleção brasileira na modalidade esportiva, com jogos contra outras seleções.
A mãe de Eduardo, Marisa, conta que ele começou a paixão pelo esporte no Colégio Estadual Sagrada Família, ainda durante as aulas de Educação Física. “Ele começou a participar então de aulas de basquete, duas vezes na semana e foi muito incentivado. Nunca foi apaixonado por nenhum esporte em específico, até se encontrar no basquete. Como percebi que ele realmente tem muito talento para jogar, o cadastrei na Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP), que tem a sede mais próxima de Campo Largo em São José dos Pinhais.”
Marisa comenta que a federação é composta de times de vários esportes voltados para pessoas surdas. Eduardo é surdo desde que nasceu e a mãe acredita ser uma condição genética, visto que há outras pessoas na família com esta deficiência também. “Ele sempre foi um menino excelente, muito educado e esforçado, um ótimo estudante. Mesmo quando não tinha, ou acontece de não ter intérprete de Libras para ele, se esforça em compreender o que está sendo dito ou ensinado, onde quer que ele esteja, pois é muito comunicativo”, acrescenta.
Essa dedicação dentro e fora das quadras fez com que Eduardo fosse reconhecido e convocado ainda no final do ano passado para compor uma equipe de Blumenau, que representaria o Brasil na competição. No mês de dezembro ele chegou a viajar para Santa Catarina, afim de treinar com a equipe. Após o retorno, passou a jogar no Parque Newton Puppi, para se preparar ainda mais para a disputa. No último sábado (13), embarcou rumo a São Paulo, onde mais uma vez pode treinar com a equipe e iniciar os jogos.
“Ele estava ansioso e um pouco nervoso com a competição, mas agora está mais tranquilo e feliz por poder participar. Ele ainda é um adolescente e tem muito potencial. Me sinto orgulhosa em vê-lo nesta competição, representando o país contra outras seleções. Tenho certeza que ele vai longe”, finaliza.
Basquete 3x3
Segundo divulgação do site oficial International Olympic Committee, o basquete 3x3 é uma variação do basquete, jogada com três jogadores em cada equipe em uma configuração de meia quadra com um aro e tabela. É amplamente considerado o esporte coletivo urbano número um do mundo.
O esporte teve suas origens nas áreas urbanas dos Estados Unidos da América no final dos anos 1980, onde a forma condensada de basquete era frequentemente praticada em quintais e parques antes de eventualmente evoluir para um fenômeno cultural.
As regras do basquete 3x3 são projetadas para torná-lo rápido, espetacular e emocionante. Jogado em meia quadra, duas equipes de três jogadores atacam e defendem a mesma cesta, dependendo de qual equipe está com a posse de bola. Os jogos podem ser vencidos de duas maneiras diferentes: marcando mais pontos após 10 minutos ou se uma equipe atingir 21 pontos.
A linha de três pontos no basquete 5x5 serve como a linha de dois pontos no basquete 3x3, com arremessos feitos fora da linha valendo dois pontos e os de dentro dela, um. Um shot clock de 12 segundos adiciona um componente de velocidade ao jogo, tornando o 3x3 uma das competições de equipe mais rápidas do mundo.
Um jogo de basquete 3x3 é jogado em um período de 10 minutos. A primeira equipe a marcar 21 pontos vence instantaneamente a partida. Se nenhuma das equipes tiver marcado 21 pontos após o término dos 10 minutos, a equipe com mais pontos ao final dos 10 minutos é coroada a vencedora.