A Diretoria de Apoio à Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) apresentou na última quinta-feira (11) informações sobre o repasse de recursos da deliberação nº 008/2023 do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-PR) e o planejamento de políticas públicas para mulheres para o ano de 2024 em Campo Largo.
Os recursos repassados pelo CEDM-PR ao município neste momento foram no valor de R$100.000,00, advindos do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher ao Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, como cofinanciamento ao Apoio e Fortalecimento da Política Pública dos Direitos da Mulher.
Tais recursos serão utilizados para a execução de políticas públicas, planos, serviços, programas, projetos e ações voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres, nas áreas de geração de renda e profissionalização de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, enfrentamento à violência contra a mulher, empreendedorismo e protagonismo feminino.
Nova diretoria
A Diretoria de Apoio à Mulher de Campo Largo foi criada em 2023 com o objetivo de garantir direitos e de promover o desenvolvimento socioeconômico das campo-larguenses. “O repasse dessa verba ainda é um trabalho inicial, mas é fato que já estamos pleiteando mais recursos para dar oportunidade para as mulheres que mais precisam na nossa cidade. Podemos buscar exemplos de projetos em outras cidades que funcionaram e trazer para cá e também ouvir as mulheres”, disse o prefeito Maurício Rivabem.
A Diretora de Apoio à Mulher de Campo Largo, Ana Caluciuc, explicou como os recursos serão utilizados ao longo de 2024, a começar pela oferta de um curso profissionalizante de Design de Sobrancelha no CRAS Rivabem. “Durante nossa pesquisa e mapeamento, identificamos que na região deste CRAS existem muitas mulheres que podem estar em um relacionamento abusivo por questões financeiras. Oferecer um curso para que a mulher possa gerar renda é uma forma de dar oportunidade de crescimento profissional e independência para que ela tome as melhores decisões para si e para os filhos”, explicou.
Planejamento
Campo Largo foi um dos 75 municípios aprovados para receber os recursos do Estado destinado às políticas voltadas para as mulheres. Além de cursos profissionalizantes, está prevista a realização da Semana da Mulher Empreendedora em novembro com o apoio da Acicla e do Sebrae, capacitações para servidores municipais que fazem atendimento à mulheres em vulnerabilidade social, campanhas e palestras de combate à violência contra a mulher, ações na comunidade como Dia da Beleza, entre outras.
Presenças
Acompanharam a apresentação, o prefeito Maurício Rivabem; Rose Cúnico representando a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Emily Valente; a líder da Igualdade Racial das Mulheres de Campo Largo, Evelin Santos; Alexander Stradiotto, representando o Departamento de Vigilância Socioassistencial; representando a mulher imigrante, Angi Aponte; o diretor-geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ari Stroparo; o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hélio Marzani; o comandante da Guarda Municipal Marcos Leitão; representantes da Polícia Militar e da Patrulha Maria da Penha em Campo Largo; o presidente da Acicla, Pedro Parolin Teixeira; a diretora do Acicla Mulher, Michélle Galliano; a presidente da Provopar Campo Largo, Sonia Stroparo; Nelson Martinez representando a deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD), o presidente da Assembleia de Deus de Campo largo, Irineu Barbosa, entre outros.