Foram empossados na manhã desta quarta-feira (10) os cinco conselheiros tutelares eleitos em 2023 para o quadriênio 2024-2027. Eliezer Leal, Aline Chugam Cuba, Rose Pereira, Marcos Antonio Santos e Hugo Veronez assinaram o termo de posse e foram diplomados na Câmara Municipal de Campo Largo.
No dia 1º de outubro de 2023, 4.253 pessoas foram às urnas para eleger os dez membros do Conselho Tutelar do município, sendo cinco titulares e cinco suplentes - uma participação da população 100% maior do que na eleição anterior quando 1.875 pessoas votaram para eleger os membros do Conselho.
Cada um dos cinco conselheiros recebeu das mãos do prefeito Maurício Rivabem o diploma. Rivabem parabenizou os conselheiros e destacou a importância do trabalho do Conselho Tutelar no município.
“Cabe à prefeitura apresentar condições e fornecer suporte para o serviço executado diariamente pelos conselheiros para que eles tenham condições de tomar as melhores decisões nesse delicado trabalho de garantia de direitos de crianças e adolescentes”, disse.
Sede
A construção da nova sede do Conselho Tutelar foi lembrada pelo diretor-geral da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Ari Stroparo. “Será um grande avanço para o conselho e um marco histórico para nossa cidade que nunca teve uma sede própria. Com o repasse do Governo do Estado estamos erguendo a nova casa que vai abrigar todo esse importante trabalho”, concluiu.
A nova sede está em fase final de construção em um terreno cedido pelo município, na Avenida do Canal, fundos da sede administrativa da Prefeitura.
O Conselho
O Conselho Tutelar é um órgão essencial para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um elo importante entre sociedade, famílias e poder público, sendo fundamental o apoio da população para que os conselheiros possam executar seu trabalho.
Em 2024, deverá entrar em votação a criação de um novo Conselho Tutelar em Campo Largo. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), a recomendação é a de que seja no mínimo um Conselho (com cinco titulares e cinco suplentes) a cada 100 mil habitantes. Como Campo Largo tem 133.865 moradores (IBGE 2020), pode comportar mais um Conselho reforçando o trabalho de proteção da infância e da adolescência no município.
Presenças
Participaram da diplomação e posse dos conselheiros, a presidente interina do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Thilairy Siqueira Cesar; o presidente da Câmara Municipal, o vereador João D´Água; os vereadores André Gabardo, Pedro Barausse e João Freita, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo Juarez Butture, entre outras autoridades, servidores municipais, familiares e amigos dos conselheiros.