Pelo segundo ano consecutivo, a Nariz Solidário, organização dedicada à promoção de encontros por meio da arte do palhaço, está entre as dez melhores ONGs de pequeno porte do Brasil. A Ong tem atuação no Hospital Infantil Waldemar Monastier em Campo Largo, além de outras instituições na Região Metropolitana e Curitiba.
O prêmio contempla uma Iniciativa que amplia a visibilidade e parabeniza organizações com excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência no cenário nacional. O objetivo da mobilização é que, de forma voluntária, as organizações que se consideram em condições de melhor gestão e transparência a nível nacional, possam se apresentar nesta seleção e receber o destaque merecido.
Ao longo de nove anos, a Nariz Solidário tem proporcionado encontros únicos a cerca de 130 mil pessoas diretamente, para pacientes, familiares, profissionais de saúde e educadores da rede pública e profissionais de diversas áreas, que atuam com ações corporativas em prol da saúde mental e prevenção de acidentes. Com 1300 ações realizadas em mais de dez unidades de saúde em Curitiba e Região Metropolitana, escolas e empresas, a ONG estabeleceu uma presença marcante no cenário da palhaçaria local, estadual e nacional.
"Ser reconhecido em uma premiação tão importante dentro do terceiro setor e no contexto social, reforça nosso compromisso e responsabilidade com a transformação social que buscamos, pois embora fiquemos felizes com a premiação temos consciência que há muito a se fazer para que consigamos ter uma sociedade com uma melhor saúde mental, melhores relações e mais acesso a arte, que nesse ponto, a interferência do palhaço tem grande potencial de construir diálogos e pontes para uma sociedade mais justa, igualitária e feliz. Ser Nariz Solidário é todos os dias acordar com uma missão gigante de estar preparado para o encontro com o outro de forma verdadeira, sincera e transparente e que percorre tudo que somos, pela clareza de que como seres humanos podemos ir além, reconhecendo nossas virtudes e fraquezas e aprendendo a conviver com elas de forma transformadora" afirma Eduardo Roosevelt, fundador da Organização.
O grupo não apenas se destaca pela quantidade de pessoas alcançadas, mas também pelos diversos reconhecimentos que recebeu ao longo dos anos, que chancelam sua qualidade e relevância. Seu impacto significativo, aliado a um programa abrangente de formação para voluntários, demonstra o compromisso da Nariz Solidário em criar um ambiente profissional na condução de suas ações artísticas em espaços tão sensíveis quanto ambientes de saúde, escolas e empresas.
Em novembro deste ano, a Nariz Solidário completou nove anos de existência. Em comemoração, reafirmou seu compromisso em continuar garantindo o direito à arte da palhaçaria de forma descentralizada e acessível, sempre utilizando a inovação e a escuta aguçada do palhaço como