Com a chegada dos meses de dezembro e janeiro, o número de cães e gatos abandonados nas ruas tem aumento significativo. Férias estendidas e falta de tempo e espaço para os animais são alguns dos fatores que levam os tutores a abandonarem os pets. Uma atitude igualmente comum nesse período é deixar os animais sozinhos no lar durante as viagens.
De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem em torno de 30 milhões de animais abandonados, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Somente no bimestre de dezembro e janeiro, cerca de 4 milhões de animais são abandonados, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtores para Animais de Estimação (ABINPET).
Na tentativa de conscientizar a população sobre esse tema, foi criada a campanha “Dezembro Verde”. A campanha também abrange os transtornos causados pelos animais soltos em vias públicas como: acidente de trânsito, disseminação de doenças, mordeduras ocasionadas por cães e poluição das ruas através de animais que reviram o lixo domiciliar.
Cuidado ao presentear com animais
É comum as pessoas presentearem familiares e amigos com filhotes de cães ou gatos. Mas antes disso, é preciso saber se essa pessoa está disposta a ter um bichinho, se tem tempo para dedicar a ele, espaço e condições financeiras. É preciso saber também se não têm alergias ao pelo do animal. Um cão ou gato pode viver 15 anos, ou mais, em média. Por isso, antes de presentear, é preciso conversar com a pessoa se existem condições físicas, materiais e emocionais de cuidar, e também refletir se a longo prazo será capaz de manter esse compromisso.
Como ajudar os animais abandonados?
Caso não seja possível resgatar e adotar o animal abandonado, pode ser oferecido a ele um lar temporário, até que encontre novos tutores. O primeiro passo é resgatar o animal com cuidado, tentar uma aproximação cautelosa e levá-lo ao veterinário. Será preciso verificar a saúde do animal. O ideal também é aplicar todas as vacinas que faltam e castrar para prevenir contra futuras doenças e controlar o número de cães abandonados nas ruas.
Após ele estar saudável para uma futura adoção, começa a divulgação e escolha de futuros adotantes.Também é importante escolher bem a pessoa que irá adotar o cachorro. Saber se ela tem tempo, condição financeira e outros pré-requisitos para levá-lo embora. O pet precisa de um lar fixo, além da saúde e bem-estar garantidos. Por isso a adoção precisa ser responsável.
Abandono é crime. Saiba como denunciar
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato. A Prefeitura de Campo Largo disponibiliza dois canais para os cidadãos denunciarem anonimamente e contribuirem com a proteção dos animais, os números 153 (GM) e 156 (Centro de Atendimento ao Cidadão).