Sexta-feira às 03 de Maio de 2024 às 01:52:41
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Diretoria do Conseg toma posse e evento destaca necessidade de todos se envolverem na segurança da cidade

“A Segurança Pública não pode ser vista de maneira verticalizada. Polícia é apenas uma das colunas que sustenta a segurança.

Diretoria do Conseg toma posse e evento destaca  necessidade de todos se envolverem na segurança da cidade

“A Segurança Pública não pode ser vista de maneira verticalizada. Polícia é apenas uma das colunas que sustenta a segurança. Participa o Judiciário, Poder Executivo municipal, estadual e federal; Poder Legislativo, a Educação, Saúde, Imprensa, somos todos nós”. A citação bem enfática é do coronel PM RR Chehade Elias Geha, Coordenador Estadual dos Consegs, o qual desperta para uma reflexão ainda maior: “E pais, readotem seus filhos antes que um pedófilo ou traficante o faça”.

Desta forma foi fechado o evento que marcou a posse da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Campo Largo, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (13). Um evento que valorizou as pessoas que estavam ali voluntariamente para fazer parte do planejamento da segurança da cidade, para ser a ligação da comunidade com as autoridades, como também valorizou os profissionais que agem preventivamente e ostensivamente na segurança, com amor pelo que fazem.

Chehade fez a entrega da Carta Constitutiva ao presidente eleito do Conseg, Wilson Perussolo, e disse que percebeu que é uma equipe bastante ativa e interessada em trazer resultados. Instruiu que a população deve fazer parte das reuniões do Conseg, com representantes e lideranças dos bairros. Não só para ouvir as demandas, mas também apresentar possíveis soluções. Ressaltou que a rede de apoio precisa ser ampliada para que assim amplie o “serviço de 181”, que é de denúncia anônima, a qual pode vir de um líder religioso, da imprensa, e outras frentes que não necessariamente o 181. Também foi enfático ao dizer que os pais precisam se aproximar mais de seus filhos, que precisam parar de deseducar, porque aí está a base da segurança.

Cidade mais segura da RMC
Presente no evento, o prefeito Maurício Rivabem ressaltou que Campo Largo é a cidade mais segura da Região Metropolitana de Curitiba, com número de homicídio que caiu consideravelmente, como também redução de roubos. As pessoas se sentem seguras na cidade e o Ciosp é referência no Brasil”, destacou, valorizando também a efetividade da Guarda Municipal, hoje com 55 guardas e um trabalho de excelência.

Segundo ele, poucos têm coragem de ocupar este papel perante o Conseg e falou da importância da união para trabalhar em conjunto.
Vanderlei Roberto, conhecido por Caixão, representante da Polícia Civil, disse que veio para Campo Largo com o delegado Dr. Ademair como chefe do setor de investigação e ressaltou que a equipe entregou o melhor que poderia. Citou que tinham uma estrutura ruim de viaturas, que foram melhoradas, e foram em busca de solucionar os homicídios, como também tentar coibir outros casos. Fizeram operações bem sucedidas, sendo 31 Mandados de Prisão cumpridos na última. Com isso, hoje tem um dos melhores índices do Paraná, sendo 17 já resolvidos dos 22 que foram cometidos até agora neste ano. “Campo Largo não merecia aquele índice de 56 homicídios, é um lugar de família, totalmente diferente de todas as outras cidades que trabalhei”.

Comentou que o Dr. Ademair pediu para se desligar de Campo Largo por motivos pessoais e provavelmente vai ser adjunto em uma delegacia em Curitiba. O outro delegado que deve assumir dia 18 de janeiro vem de Pato Branco. As operações continuam em andamento com intuito de coibir o crime. Dos 56 Homicídios do ano passado, quase 30 estão resolvidos. “Amo o que faço, poder atender a população. Não há crime que a gente não corra atrás”, finalizou.

Conseg envolve vários pilares
O vereador Sargento Chrestani recebeu as autoridades na Câmara Municipal e discursou sobre a necessidade de ter um Conseg forte, unido e coeso. Além disso, pediu para que se estenda a atuação para a região da Ferraria. Segundo ele, este é um órgão que precisa ser visionário, prever o que pode acontecer para que não aconteçam falhas. Ressaltou que é preciso unir forças e dar apoio aos órgãos de segurança.
Presente no evento, o capitão Tozzato, do Corpo de Bombeiros, frisou que o Conseg é uma solução para se ver as dificuldades, citando cidades em que através do Conselho a corporação conseguiu melhorias que de outras formas são mais burocráticas. “O Conseg vai contribuir para que a cidade esteja cada vez mais segura e melhor”, disse.

O tenente Ivan Neto, da Polícia Militar de Campo Largo, explicou que o Conseg é um elo entre a comunidade e forças de segurança e todas as ajudas são bem-vindas para diminuir a criminalidade e melhorar os serviços para a população. Comentou o quanto é importante esse envolvimento das pessoas da cidade pelo bem comum, lembrando que os policiais mudam de cidade, mas pessoas do Conseg permanecem no município para dar continuidades às ações.

O inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Denilson Cruz, completou que essa é uma tarefa árdua, que demanda tempo, mas que as ações evoluíram muito em alguns Consegs. Sobre a cidade, disse que com a nova equipe na Polícia Civil melhorou bastante para apreensões de drogas e veículos apreendidos. Também ressaltou que o Ciosp de Campo Largo é um exemplo para o país, além de se colocar à disposição.
Para Marcos Leitão, comandante da Guarda Municipal, a segurança só funciona porque tem cooperação entre todos. “Pessoas que estão aqui é porque sabem o que estão fazendo e gostam do que fazem. Pessoas que acreditam no que fazem”, frisou ele, comentando que Segurança Pública é movida na cobrança e hoje comemoram com alegria os índices.

Diretoria
O empresário e advogado Wilson Perussolo esteve atuante por 10 anos no associativismo e aceitou o convite do Pedro Parolin Teixeira, ex-presidente do Conseg, para assumir este desafio de liderar líderes. Entre as pautas de trabalho, está apoiar a Guarda Municipal e Polícia Militar, em especial trabalhar para tornar realidade a nova sede do quartel, como também implantar o Projeto Sol.
Ressaltou que a mudança da Delegacia da Polícia Civil foi uma grande conquista com o apoio da última gestão do Conseg, e agora continuam nesta luta para encontrar um espaço mais amplo para atender a população. “A última gestão tem também um grande mérito porque reativou o Conseg que há mais de dez anos estava inativo e passou a apoiar as forças de segurança locais, inclusive para instalação das câmeras que hoje é um grande diferencial na nossa cidade”.

A atual diretoria do Conseg tem a seguinte composição:
Presidente: Wilson João Perussolo
Vice-presidente: Alexsandro F. Godoy
1º Secretário: Antônio Reinaldin
2º Secretário: Pedro Parolin Teixeira
1º Tesoureiro: Bruno Boaron
2º Tesoureiro: Airton Vaz da Silva
Conselheiro Fiscal: Juliano Bregoli
Conselheiro Ética: Marcelo Weber e Laertes Trojan
Conselheiro Deliberativo: Benedito Facinni e Alberto Domingos Jancke
Conselheira Comunicação e assessoria de imprensa: Danielli Artigas de Oliveira.