Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 05:13:31
EM CAMPO LARGO 19º | 28º
Geral

Alunos do Macedo Soares conquistam o 1º lugar no projeto Jovem Empreendedor da Acicla

Alunos do Macedo Soares conquistam o 1º lugar no projeto Jovem Empreendedor da Acicla

Uma experiência enriquecedora, que envolveu alunos com empresários da cidade e uma vivência empreendedora, com desafios enfrentados, palestras e planejamento detalhado para atingir os resultados esperados. O projeto Jovem Empreendedor da Acicla acabou superando expectativas e motivou os participantes. A final foi realizada nesta segunda-feira (27) na Casa da Cultura, com a divulgação dos três primeiros lugares.
A equipe vencedora foi a do Colégio Macedo Soares, com o projeto “Veganice”, dos alunos Beatriz, Monique, Paola, Rafael e Roberta. A proposta foi o comércio de alimentos veganos para consumo na empresa ou delivery e ainda opção de congelados – alimentos sem origem animal, de qualidade, com custo benefício para atender uma necessidade pouco valorizada e ainda com embalagens sustentáveis. O projeto foi bem detalhado, fazendo uma análise dos produtos, custos, pontos fortes e fracos, oportunidades, cardápio e outros.

Eles ganharam R$ 1 mil em dinheiro, doado pela empresa Camp Autocenter e fones de ouvido bluetooth. Também ganharam a premiação que foi dada às três equipes melhor colocada: vales-compras nas Lojas Spack, além de um voucher para o cinema com direito a pipoca e refrigerante no City Center Outlet Premium (cortesia de ambas empresas).
Em segundo lugar ficou o Colégio Cenecista Presidente Kennedy com o projeto Kombibook - alunos Mariana, Gabriela, Larissa e Estela - e em terceiro lugar o Colégio Djalma Marinho, com o projeto da Ayss Cosméticos, das alunas Letícia, Bianca, Amanda, Fernanda e Nubia.

O professor Marcus Preis, responsável pelo projeto dos alunos do Colégio Macedo Soares, ressalta que ficou muito feliz com o resultado, mas principalmente com o projeto todo, parabenizando a iniciativa que motivou os alunos a desenvolverem os projetos. “Professores também se envolveram, então teve uma participação bem grande e bom número de projetos. Grande aprendizado, de diversas formas. Uma palestra já valeu por várias aulas, o trabalho em si, as apresentações que são muito importantes. Alunos passam por várias etapas, apresentaram para auditório cheio de alunos, uma experiência bem interessante. Com certeza vão gravar para o resto da vida deles”, argumenta.

Empolgado com o projeto, disse que foi importante os alunos terem ganhado, para eles e para o colégio, “mas o mais importante foi o que ficou, o aprendizado, experiência e convivência com profissionais e empresários, muito enriquecedor”. Marcus apoia que continue este projeto da Acicla e aumente para participação de mais escolas para o próximo ano. “É uma iniciativa louvável”, destaca, citando que os empresários também podem se envolver mais com a formação dos jovens.

O Macedo Soares teve 33 projetos elaborados na escola na primeira fase, cada grupo com três alunos. Na segunda fase ficaram 18 projetos e os alunos puderam “contratar” mais dois colegas que não tinham passado para essa fase. “Experiência diferente de também escolher entre os colegas o perfil que pudesse acrescentar aos projetos, fez com que se interessassem novamente em aprofundar mais. No próximo ano queremos participar e mostrar projetos ainda melhores”, conclui.

Banca examinadora
Cerca de 90 ideias empreendedoras, bem estruturas, de alunos de cinco instituições de Ensino Médio em Campo Largo, foram analisadas no Projeto Jovem Empreendedor da Acicla. Na terça-feira (21), uma banca examinadora na sede da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo - Acicla avaliou os cinco trabalhos já selecionados nos próprios colégios. Cada um teve um projeto representando: C.E. Macedo Soares, Colégio João XXIII, CNEC Campo Largo, Sagrada Família e Djalma Marinho. A organização do evento tem à frente o economista Paulo Dias Fernandes.

A banca era formada pelo presidente da Acicla, Pedro Parolin Teixeira; pelos empresários Jaqueline da Silva Turbay e Jonas Dalcomuni; o professor Jonatan Marlon Konraht, da IFPR Campo Largo; e Vilmar Muller Júnior, coordenador de pesquisa do IFPR. Eles foram responsáveis por avaliar as apresentações, o modelo de negócio, a viabilidade, entre outros pontos que tornam a ideia de negócio interessante de ser investida e realizada.

Os integrantes da banca fizeram elogios construtivos e bem pontuais a todos os participantes, como também questionamentos para estimular uma reflexão para tornar o projeto viável. É realizada uma análise do negócio como um todo, forças e fraquezas, 4Ps do marketing (preço, praça, produto e promoção), qualidade, entre outros. Era nítida a motivação dos alunos e também de representantes das instituições presentes.

A proposta principal do projeto visa oferecer aos jovens a oportunidade de experimentarem o empreendedorismo e, por consequência, desenvolverem o desejo de empreender, criando valor para outros e para si mesmos, formando novas lideranças para o município.