Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 02:01:32
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Prefeitura entrega o Prêmio Orgulho Esportivo Campo-larguense a grandes nomes do nosso esporte

11 atletas, esportistas e professores de educação física que fizeram e que ainda fazem história no esporte, foram homenageados

Prefeitura entrega o Prêmio Orgulho Esportivo Campo-larguense a grandes nomes do nosso esporte

Foi realizada na última quinta-feira, 23 de novembro, a cerimônia de entrega do Prêmio Orgulho Esportivo Campo-Larguense 2023. O grande evento promovido pela prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, aconteceu na Casa da Cultura, com a presença de familiares e autoridades, e homenageou atletas, esportistas e professores de educação física que fizeram e que ainda fazem história no esporte.

Em uma noite muito emocionante, os 11 homenageados receberam a placa e a medalha das mãos do prefeito Maurício Rivabem e do secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Luiz Gustavo Torres. A solenidade foi apresentada pelo diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Cristian Gorski e pela diretora de Cerimonial e Eventos da Secretaria Municipal de Comunicação Social e TI, Andressa Santos.

Veja quem foram os homenageados no Prêmio Orgulho Esportivo Campo-Larguense 2023:

Álvaro Alberto Ribeiro da Silva (73 anos) - Professor e técnico de futsal há mais de 30 anos também é atleta amador de corrida de rua e trilha, participando de mais de duzentas provas em distâncias de 5 km, 10 km, 15 km, 21 km e 25 km. Como técnico de futsal, foi 22 vezes campeão dos jogos Colegiais – fase municipal, finalista da fase regional e 6 vezes campeão do Piá Bom de Bola (futebol).

Antonio Cesar Marcondes “Caréstia” (74 anos) - Conhecido por gerações pelo apelido Caréstia, foi atleta amador de voleibol e grande incentivador do esporte em Campo Largo, responsável pela criação da primeira equipe de voleibol da cidade nas décadas de 60-70 (Clube da Amizade de Campo Largo). Trabalhou, antes da criação da Cocel, acendendo e apagando as chaves de energia dos postes públicos do município.

Atílio Gionedis “Tico” (in Memorian) - Mais conhecido como seu Tico, dono de um tradicional açougue da cidade, Atílio também amava o esporte, em especial o futebol, para o qual dedicou décadas da sua vida. À frente do Internacional Esporte Clube, levou o nome do clube e da cidade a serem conhecidos no estado e no país. Conquistou seis vezes a Taça do Paraná, foi campeão do Sul-brasileiro de Futebol Amador, campeão dos campeões da Taça Paraná e campeão do Centenário de Campo Largo. O prêmio foi recebido por um dos 17 netos do seu Tico, Thiago Rogiski.

Bernadete Lenine Lavall “Betinha” (68 anos) - Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, iniciou sua carreira como professora em 1974 atuando pelo município, mas também foi professora pelo Estado, encerrando sua carreira em 2016. Como atleta, participou do primeiro jogo de futebol feminino em Campo Largo, pelo Internacional e fez o único gol da partida.

Josef Borer “Suiço” (85 anos) - Nascido em Laufen, na Suíça, Josef Borer veio aos 22 anos para o Brasil para trabalhar na Incepa, onde foi funcionário por mais de 30 anos. Entre diversos feitos sociais e profissionais em Campo Largo, destacamos os esportivos, já que após um mês no Brasil, começou a jogar futebol no Fanático Futebol Clube e se tornou presidente do clube por quatro gestões. Em agosto de 1995, começou a construção da Academia Smash de Tênis, a primeira desta modalidade no município.

Lauro Antoniassi - Grande jogador e professor do futebol amador campo-larguense, jogou pelo Fanático F. C. entre as décadas de 1960 a 1980. Conquistou diversos títulos pela Liga Campolarguense: campeão em 1967; bicampeão em 1968 quando também foi artilheiro com 11 gols e campeão da Taça Paraná; bicampeão em 1971 e 1972, sendo artilheiro em 1972 com 26 gols e pentacampeão de 1974 a 1978. Entre os anos de 2005 a 2012 trabalhou na prefeitura de Campo Largo na escolinha de futsal do Ginásio do Itaqui.

Rosiel Silvestre de Melo (71 anos) - Natural de Campo Largo, foi um dos fundadores do quadro de árbitros da Liga Campo-larguense de Futebol, e o primeiro árbitro a apitar uma partida oficial. Apitou quatro finais do Campeonato Campolarguense. Tornou-se árbitro formado pela Federação Paranaense de Futebol em 1989, atuando como árbitro no futebol amador e profissional pelo período de 20 anos. Trabalhar como repórter esportivo na rádio Ágape em transmissões amadoras e profissionais, por nove anos.

Foi técnico da equipe da Germer de futsal nos jogos industriais (SESI) conquistando 5 títulos municipais consecutivos. Conquistou também 2 títulos na modalidade de futebol suíço e 2 na modalidade de futsal nos jogos dos trabalhadores de Campo Largo.

Atualmente é o presidente da Associação Atlética Beneficente Germer e um grande incentivador para a realização dos jogos dos trabalhadores.

Lauro Perussulo (87 anos) - Dedicou 68 anos ao futebol em nossa cidade. Foi atleta nos anos 60 no Fanático F.C. por durante 14 anos, jogou na Steatita, foi diretor de Publicidade da Liga Campolarguense e imprensa do Fanático, fazendo todas as coberturas noticiosas do time.Escreveu por 31 anos para a Folha de Campo a coluna de sua criação “Recordar é Viver”, juntamente com o programa na rádio. Principais títulos: campeão do campeonato Campolarguense com a equipe da Schmidt, 6 vezes campeão da Taça Paraná com o Fanático.

Renato Hundsdorfer (65 anos) - Campo-larguense e sempre apaixonado por esporte, começou a carreira como atleta em 1973 convidado para substituir um jovem nos Jogos Estudantis do Paraná, em Paranavaí, nas provas de ciclismo de estrada e conseguindo a medalha de ouro para a equipe de Campo Largo. Foi campeão Brasileiro Estudantil de Handebol em 1987; campeão Paranaense Adulto de Handebol; fez parte da Seleção Paranaense de Volêi em 1977; jogou vôlei por 30 anos representando o Clube da Amizade de Campo Largo (time do Caréstia); conquistou títulos no triathlon, duathlon, vôlei de praia, tênis.

No surf, teve muitas conquistas também: foi membro competidor da Associação de Surf de peito em Copacabana do Rio de Janeiro, incentivador junto à Federação Paranaense de Surf para a realização da competição de Bodyboarding Masculino que ocorreu em 1986. Em 1987, conseguiu que a competição fosse incorporada ao Circuito Paranaense de Surf. Venceu a primeira etapa. Foi vice-campeão do Circuito Paranaense e Norte-catarinense de Surf. Em 1988, fundou o BBC-Bodyboarding Club e realizou o primeiro Circuito Paranaense. Foi o primeiro campeão de circuito paranaense de bodyboarding, o primeiro atleta profissional a representar o Paraná no Circuito Brasileiro e participou ao todo de 28 competições chegando a 24 finais.

No Ano 2000, estabeleceu o recorde mundial de distância percorrida em rio com prancha de bodyboarding, fazendo o primeiro percurso de 42 km em 8 horas 4 minutos e 27 segundos, completando o percurso final de 120 km em 30 horas e 2 minutos, entre Araucária e Porto Amazonas, descendo o rio Iguaçu. Em 2016, foi um dos condutores da Tocha Olímpica pelas ruas de Campo Largo.

Atualmente, participa de competições e desafios de Montain Bike. No mês de outubro de 2023 completou a prova “Desafio Caminho da Fé 2000 km” em 82 horas 09 minutos e 47 segundos até Aparecida do Norte.

Sebastião Bressan (75 anos) - Grande nome do basquete, nasceu em Nogueira (SP) mas foi em Campo Largo que fez sua trajetória vitoriosa no esporte. Foi campeão juvenil no Estado de São Paulo, 6 vezes campeão dos Jogos Abertos do Paraná, campeão Sul Brasileiro com a seleção paranaense de Baquete, campeão Brasileiro de Basquetebol Master em 5 campeonatos, 3º Lugar com a seleção Brasileira Master na Grécia, Itália e Argentina e 2º Lugar na Olimpíada Master na Nova Zelândia. Foi professor e técnico de basquete e Secretário de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

José Roberto José Lucas (86 anos) - Nascido no interior de São Paulo, chegou em 1959 em Campo Largo. Sempre foi apaixonado por futebol, atuou nos times da Associação Esportiva Angatubense, do Fanático Futebol Clube e do 18 de Copacabana. Desempenhou o seu melhor como torcedor, jogador, diretor, conselheiro e presidente do Fanático por 6 anos, trazendo 9 conquistas da Taça Paraná, para a cidade de Campo Largo. Criou escolhinha de futebol e em 1994 recebeu da Federação Paranaense de Futebol o diploma de Mérito do Futebol do Paraná pelos serviços prestados à cidade e ao futebol do Paraná. Em 2010, foi homenageado com a inscrição de seu nome gravado pela Federação na Taça Paraná, sendo indicado com nome do troféu.

Pioneirismo - O prefeito Maurício Rivabem destacou a importância de se homenagear em vida as pessoas que contribuem ou constribuíram para a história do município. Além disso, disse que valorizar os profissionais do passado é incentivar os novos talentos. “Campo Largo é um grande celeiro de atletas e é preciso valorizar cada um que se dedica ao esporte. Estou muito orgulhoso da realização deste prêmio, da entrega deste reconhecimento”.

Além de amigos e familiares, prestigiaram a entrega do prêmio os vereadores André Gabardo, Alexandre Guimarães e Pedro Barausse. O pioneirismo na criação do Prêmio Orgulho Esportivo Campo-Larguense foi observado por um dos homenageados durante a cerimônia. “Ganhei muitas provas e muitos títulos fora da cidade mas, pela primeira vez, recebo o reconhecimento daqui, da minha terra. Muito obrigado”, disse Renato Hundsdorfer em seu discurso.