O resultado será divulgado em um evento na Casa da Cultura nesta segunda-feira, 27 de novembro, a partir das 19 horas
Cerca de 90 ideias empreendedoras, bem estruturas, de alunos de cinco instituições de Ensino Médio em Campo Largo, foram analisadas no Projeto Jovem Empreendedor da Acicla. Na última terça-feira (21), uma banca examinadora na sede da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo - Acicla avaliou os cinco trabalhos já selecionados nos próprios colégios. Cada um teve um projeto representando: C.E. Macedo Soares, Colégio João XXIII, CNEC Campo Largo, Sagrada Família e Djalma Marinho. A organização do evento tem à frente o economista Paulo Dias Fernandes.
A banca era formada pelo presidente da Acicla, Pedro Parolin Teixeira; pelos empresários Jaqueline da Silva Turbay e Jonas Dalcomuni; o professor Jonatan Marlon Konraht, da IFPR Campo Largo; e Vilmar Muller Júnior, coordenador de pesquisa do IFPR. Eles foram responsáveis por avaliar as apresentações, o modelo de negócio, a viabilidade, entre outros pontos que tornam a ideia de negócio interessante de ser investida e realizada. A partir de uma pontuação chegará ao melhor projeto, com resultado que será divulgado em um evento na Casa da Cultura nesta segunda-feira, 27 de novembro, a partir das 19 horas, com possibilidade de familiares e outros alunos participarem, além de premiação: Para os alunos das 3 equipes finalistas, vales-compras nas Lojas Spack, além de um voucher para o cinema com direito a pipoca e refrigerante no City Center Outlet Premium (cortesia de ambas empresas). Para os vencedores, além dos outros prêmios, fones de ouvido bluetooth e um valor de R$ 1.000,00 em dinheiro, oferecido pela Camp Autocenter.
Os primeiros alunos a apresentarem foram do Macedo Soares, que tiveram um número expressivo de projetos inscritos. Todas as equipes tiveram no máximo 12 minutos para apresentação e depois seguiam as perguntas da banca para esclarecimentos. Desta instituição, uma empresa de culinária vegana e delivery foi alvo de estudo e planejamento, inclusive com degustação de comida e bebida.
Em seguida, alunos do Colégio João XXIII apresentaram uma melhor estruturação para uma empresa já existente que faz bordados em diversos itens e uniformes. Alunas do CNEC apresentaram uma proposta de uma Kombi para venda de livros com a ideia de estimular a compra de livros físicos e a leitura, além de ser uma alternativa de entretenimento.
No Colégio Sagrada Família o projeto selecionado foi de uma consultoria e implementação de pomares com a intenção de produzir frutas que atendam a demanda do mercado e também fazer o sequestro de carbono que será vendido para grandes empresas poluentes. Por fim, alunos do Djalma Marinho apresentaram a ideia de uma empresa de cosméticos com fórmulas originais.
Os integrantes da banca fizeram elogios construtivos e bem pontuais a todos os participantes, como também questionamentos para estimular uma reflexão para tornar o projeto viável. É realizada uma análise do negócio como um todo, forças e fraquezas, 4Ps do marketing (preço, praça, produto e promoção), qualidade, entre outros. Era nítida a motivação dos alunos e também de representantes das instituições presentes.
A proposta principal do projeto visa oferecer aos jovens a oportunidade de experimentarem o empreendedorismo e, por consequência, desenvolverem o desejo de empreender, criando valor para outros e para si mesmos, formando novas lideranças para o município.