Segunda-feira às 29 de Abril de 2024 às 01:29:38
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Prefeitura investe em obras de acessibilidade e ampliação nas escolas do interior

Uma das cinco instituições terá piscina hidroterápica para o atendimento de estudantes com deficiência

Prefeitura investe em obras de acessibilidade e ampliação nas escolas do interior

Cinco instituições de ensino municipais no interior de Campo Largo estão em reforma ou foram reformadas em 2023. A prefeitura, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Educação (SME), realiza as obras de reforma, ampliação e construção na Escola Municipal do Campo São Pedro e na Escola Municipal do Campo Nicolau Morais (distrito de São Silvestre); Escola Municipal Luiz Ribavem (Itambézinho); Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula e Escola Municipal Professora Doraci Rodrigues Machado (distrito de Três Córregos).

As obras e melhorias vão proporcionar mais qualidade e segurança no atendimento social e educacional de mais de 500 estudantes moradores destas regiões. No dia 16 de novembro, o prefeito Maurício Rivabem, a secretária municipal de Educação Dorotéa Stoco e equipe da SME, visitaram as cinco instituições, conversando com diretoras, professoras e estudantes.

O prefeito Maurício Rivabem, durante a visita às escolas, ressaltou a importância destas obras para uma população que vive distante do centro do município. "O que nos motiva e nos impulsiona é levar qualidade de vida e dignidade a todas as pessoas, a todos os cidadãos, de todas as regiões e cantos de nossa cidade", disse.

Veja o que já foi feito e o que será realizado em cada instituição visitada:

Escola Municipal do Campo São Pedro (São Pedro, distrito de São Silvestre): serão realizadasobras de prevenção de incêndio e acessibilidade, para inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com foco na promoção da inclusão social. Previsão de finalização em 2024. A escola tem 50 estudantes matriculados.

Escola Municipal Luiz Ribavem (Itambézinho): são 83 estudantes na escola onde também estão em andamento obras de prevenção de incêndio e acessibilidade, para inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Previsão de finalização em 2024.

Escola Municipal do Campo Nicolau Morais (distrito de São Silvestre): obra concluída que contemplou acessibilidade, tais como a instalação de piso tátil e de corrimões novos nas escadas e rampas. Também foram instaladas placas de sinalização de emergência, iluminação de emergência, sinalização de solo e colocação de novos extintores. A instituição atende 112 estudantes.

Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula (distrito de Três Córregos): atualmente, as equipes realizam o levantamento topográfico da área, que são 29.000 m². A programação para contratar o projeto de reforma está prevista para o primeiro semestre de 2024 e entrega da obra em 2025.

A escola será reformada em sua totalidade - tanto a área da escola municipal como a estadual, que funcionam no mesmo local. As obras contarão com pavimentação, reforma do ginásio esportivo já existente e instalação de novo ginásio na atual quadra descoberta, com banheiros e vestiários.

O projeto também contempla reforma e ampliação do pátio, a construção de duas novas cozinhas e refeitórios para atender as duas instituições em horários simultâneos. Com a reforma, serão 14 salas de aula entregues para o atendimento do município (236 estudantes) e mais 10 para atendimento aos estudantes do Estado.

Escola Municipal Professora Doraci Rodrigues Machado (Três Córregos): Esta instituição é de extrema importância para região já que atende na modalidade de Educação Especial 33 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

A nova estrutura terá uma sala de psicomotricidade aquática, com piscina hidroterápica (para o tratamento de algumas condições físicas e lesões), sala de fisioterapia, sala de apoio pedagógico, sala de linguagem, sala de fonoaudiologia, sala de psicologia, sala de estimulação e mais três salas de aula para ensino e desenvolvimento dos alunos campo-larguenses.

Já foram executados 70% da obra e agora ela está na etapa final com a instalação de acabamentos, como: portas, janelas, corrimão de acessibilidade e iluminação.

Acessibilidade e inclusão - A eliminação de barreiras arquitetônicas em espaços públicos é uma medida importante para assegurar que todas as pessoas possam desfrutar plenamente dos mesmos direitos e oportunidades. De acordo com a diretora do departamento de arquitetura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Juliana Gonçalves de Paula, “projetar espaços adaptados e serviços que levem em conta a diversidade de habilidades e necessidades é um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva”, explica.