Terça-feira às 07 de Maio de 2024 às 07:00:23
EM CAMPO LARGO 15º | 29º
Geral

Campo Largo registra dez famílias desalojadas pelas fortes chuvas que acometeram a cidade desde ontem (23)

Defesa Civil está de plantão e o excesso de chuva já ultrapassou 107 mm em apenas 24 horas

Campo Largo registra dez famílias desalojadas pelas fortes chuvas que acometeram a cidade desde ontem (23)

O risco de alagamentos e deslizamento de terra é alto no dia de hoje, segundo alerta, e a prefeitura de Campo Largo informa seus canais de ajuda e suporte às famílias que precisarem. O telefone da Defesa Civil para emergências é o 199 ou (41) 99833-8888. Também é possivel acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Desde ontem as equipes e agentes públicos estão de plantão atendendo as pessoas atingidas. Até o momento são 10 famílias desalojadas e o diretor de Operações da Defesa Civil do municipio, Maicon de Lima Soares, destaca que não há, ainda, a necessidade de uma campanha para mantimentos, agasalhos, produtos de higiene e outros, pois a cidade está equipada para receber os desabrigados, caso haja necessidade.

Abrigos em escolas, equipamentos públicos e ginásios esportivos estão estruturados para receber aqueles que precisarem de ajuda.

Situação no momento - Há bairros alagados ainda como Itaqui, Bela Vista, Itaboa, Cercadinho e na Estrada da Sereia. Somente no Itaboa, sete pessoas de uma família precisaram ser removidas para casa de familiares, inclusive criança de colo e idosos. Na noite desta quinta-feira (23) a equipe realizou apoio na localidade da Cavan, sempre atingida pelas fortes chuvas, na região do Jardim Lise, na Vila Cilka, na região do Lamback, Rua Alcebiades Afonso Guimarães, na Estrada da Cachoeira do Rincon, na Rua Acre, no bairro Itaqui e na Rua João Stukas. O pluviômetro marcou alto volume de 115 mm de água somente na manhã de ontem.

Um agravante que dificulta ainda mais as enchentes e alagamentos é o descarte de lixo inadequado, pois ele fica acumulado em bueiros e rios que acabam transbordando nessas situações de alto volume de água, causando desastres e calamidades.

A Prefeitura Municipal reforça a necessidade de maior ajuda e interação da população para o descarte correto de resíduos, justamente pensando no bem coletivo e evitando maiores danos em acidentes e catástrofes naturais

Atenção - O risco de deslizamento de terra está em alerta vermelho e qualquer movimentação de paredes, rachaduras em residências e movimentação de terras e quedas de árvores devem ser informadas imediatamente à Defesa Civil, para fiscalização e contenção.

O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD) informa que o risco de deslizamentos em algumas áreas do município é mais eminente, como em áreas de ocupações de encostas de médio e alto declive, bem como locais que já tiveram registros de deslizamentos anteriormente. Estas características, associadas ao excesso de chuva, indicam que podem ocorrer mais deslizamentos.Em caso de perigo, deixe o local imediatamente. Ligue 193/199.

MAIS SERVIÇOS:

TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIA

Defesa Civil: 199 ou (41) 99833-8888 / Corpo de Bombeiros: 193

Guarda Municipal: (41) 3291-5153

TELEFONE PARA RECOLHIMENTO DE GALHOS E ÁRVORES CAÍDAS - (41) 3291-5132