A professora Andreia Bastos e assessora pedagógica Simone Mocelin realizaram, com os alunos dos 7º anos do Colégio Bom Jesus Aldeia, um trabalho com o gênero Carta de Leitor, com o objetivo de desenvolver a criticidade e argumentação.
Andreia explica que para isso selecionou notícias da Folha de Campo Largo, realizou a leitura e breve debate com os alunos. Em seguida, eles foram estimulados a escrever uma Carta do Leitor, com base na matéria “Governo compra óculos de inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual”, publicada em 18 de julho deste ano. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, durante o estudo do gênero textual de cartas.
“Certamente, isso é um grande incentivo ao trabalho desenvolvido em sala, pois se torna algo prático, visível, saindo dos muros da escola”, argumenta Andreia.
Confira as cartas escritas por alguns alunos:
“Somos Felipe Lazarini e Felipe Cesário, estudamos no 7º ano em uma escola particular na cidade de Campo Largo, no Paraná. Lemos a notícia a qual falava sobre a compra de óculos de inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual e achamos o tema muito interessante.
É fato que crianças com deficiência visual dependem de outras pessoas para ajudá-las na escola, mas agora com esses óculos as coisas poderão mudar. Um ponto muito positivo é a autonomia que os alunos poderão adquirir com esse aparelho. Os óculos são capazes de descrever objetos, ler textos e guiar os deficientes visuais, isso fará com que eles se sintam incluídos.
Esta notícia foi relevante para o leitor. Continuem com publicações que permitam ao leitor saber dos passos dados pela sociedade.”
“Somos Alice Reipert e Daniela Sorgiki, temos 12 anos e estudamos em uma escola particular em Campo Largo, no Paraná. Em sala de aula lemos a notícia “Governo compra óculos de inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual” e ficamos interessadas neste assunto.
Achamos que essa iniciativa do governo foi importante, pois é fundamental investir o dinheiro público em educação. Para os alunos com perda total de visão, será interessante descobrir coisas novas, além disso terão maior independência, saberão as cores, farão leitura, exercícios e atividades em grupos de modo mais dinâmico e não precisarão ter sempre um professor ao lado. Ficamos curiosas para saber como carregar a bateria do óculos e os cuidados com o aparelho, por isso acreditamos que a presença de um tutor é importante, principalmente para os alunos menores.
Continuem publicando temas assim, que ajudam as pessoas a pensar e se colocar no lugar do outro.”
“Somos Beatriz Shiroma e Isabela Beber e estudamos no Bom Jesus Internacional Aldeia, uma escola particular, no 7º ano. Lemos a notícia “Governo compra óculos de inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual” e despertou muito o nosso interesse.
Ficamos muito felizes ao saber que o governo se importa com a inclusão social. Esses óculos possibilitarão aos alunos com deficiência visual uma maior autonomia, fazendo-os realizar algumas atividades do dia a dia como: estudar, ler, praticar atividades em grupo sem o apoio constante de um professor. Sugerimos que ao longo dos avanços do projeto, esses alunos possam levar os óculos para casa para que consigam aprimorar seus estudos fora da escola.
Continuem publicando notícias que mostrem a inclusão social e como ela se aplica em nosso cotidiano.”
“Somos Sarah Rodrigues e Gabriela Werner, alunas do 7º ano de um colégio particular de Campo Largo. Lemos a notícia “Governo compra óculos de inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual” e a achamos muito interessante.
Acreditamos que crianças com deficiência visual podem apresentar dificuldades para acompanhar as atividades propostas pelos professores. Por isso, os óculos são uma boa forma de se sentirem acolhidas no aprendizado. Além disso, elas se sentirão mais confortáveis para fazer trabalhos em grupo e poderão acompanhar as aulas com mais facilidade. Continuem publicando as notícias boas porque através delas as pessoas se inspiram para fazer boas ações.”
“Nós somos Klaus Möller e Mateus Montoya, alunos do 7º de uma escola particular em Campo Largo, no Paraná. Lemos a notícia “Governo compra óculos de inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual” e ficamos impressionados com essa atitude do governo.
Acreditamos que alunos com deficiência intelectual e múltipla apresentam dificuldades para acompanhar as aulas, necessitando do apoio de colegas e professores. Este novo aparelho será um grande apoio para esses casos, pois os alunos ficarão mais independentes para realizar as atividades, o que certamente gerará bem- estar para todos.
Não deixem de publicar esse tipo de notícia, pois é importante que as pessoas fiquem cientes que iniciativas estão sendo tomadas para ajudar quem precisa.”