Domingo às 28 de Abril de 2024 às 06:08:08
EM CAMPO LARGO 18º | 28º
Geral

Fórum Empreendedorismo Feminino valoriza o trabalho da mulher

Fórum Empreendedorismo Feminino valoriza o trabalho da mulher

A noite de quarta-feira (22) foi especial para mulheres que se reuniram no Hotel Campo Largo para participar do Fórum Empreendedorismo Feminino. Foi realizado um jantar de gala com objetivo de reconhecer o trabalho das lideranças femininas e acolher as empreendedoras em todos os aspectos, valorizando o trabalho de cada uma.

De acordo com as organizadoras do evento, Ana Caluciuc (Empreendedoras Campo Largo) e Tânia Lima (Dra. Ousadia), “nos últimos anos, o empreendedorismo feminino tem experimentado um crescimento significativo. Mulheres têm se destacado cada vez mais na criação e liderança de negócios, superando desafios e quebrando barreiras de gênero. A conscientização sobre a importância da igualdade de oportunidades tem impulsionado o apoio e o incentivo ao empreendedorismo feminino, resultando em uma maior representatividade e empoderamento das mulheres no mundo dos negócios.”

A primeira-dama Alaina Baroni diz apoiar essas iniciativas e parabeniza os grupos de mulheres que impulsionam o empreendedorismo feminino. Segundo ela, colocar em pauta as dificuldades enfrentadas e conquistas inspira reflexão e aprendizado, como também as habilidades. Diz perceber que é apenas mito que as mulheres concorrem umas com as outras porque “juntas somos mais fortes”. Ela destaca que nestes eventos é que percebe a grande conexão entre as mulheres.

Para a empresa Valéria Barrichello, presente no evento, foi uma noite memorável. “Um momento pra homenagear mulheres incríveis que com garra e determinação inspiram a tantas outras, com seus negócios e exemplo de vida. Um tempo pra celebrar e agradecer as vitórias e conquistas e também pra traçar novas metas e rumos. Temos muito a celebrar e continuamos sonhando além, porque juntas somos mais fortes e alçamos voos mais altos”, declara. A empresária Joana Onesko ressaltou o quanto foi uma noite muito especial para fortalecer o trabalho feminino. “Muitas mulheres que estão no início e precisam se encorajar, divulgar seus produtos”, disse Joana, afirmando que os encontros durante o ano têm sido muito bem aproveitados.

Gizeli Nadalini, como empreeendedora há 10 anos, diz compreender que o papel de Empreender vai muito além de abrir negócios e gerar empregos. “Nós mulheres empreendedoras somos agentes de transformação, temos o poder de melhorar a qualidade de vida das pessoas, para que possam gerar crescimento econômico e serem agentes de transformação social também. É um processo contínuo que exige dedicação, perseverança e a capacidade de aprender com os desafios diários. O evento trouxe muito conteúdo, reuniu várias mulheres incríveis e reforçou a importância do apoio umas às outras. Crescer juntas é sustentável e muito mais rápido, o evento enfatizou que não somos concorrentes e sim apoio, não estamos sozinhas, juntas somos mais que vencedoras”.

Por acreditarem que o empreendedorismo feminino ainda enfrenta algumas dificuldades, como o acesso a financiamento e investimento, a falta de redes de apoio e mentoria específicas para mulheres empreendedoras, e a persistência de estereótipos de gênero e preconceitos que podem limitar as oportunidades, elas têm se mobilizado na realização de eventos. “Questões como conciliação entre trabalho e vida pessoal, desigualdade salarial e falta de representatividade em setores tradicionalmente dominados por homens também são desafios enfrentados pelas empreendedoras. No entanto, apesar dessas dificuldades, as mulheres têm demonstrado resiliência e determinação para superar obstáculos e alcançar o sucesso em seus empreendimentos”, acreditam.

O objetivo do evento, de reunir lideranças dos movimentos de empreendedorismo feminino e as próprias empreendedoras para falar sobre os desafios de empreender foi alcançado. As organizadoras querem continuar nesta jornada com estratégias para superar desafios e deixar a caminhada para leve às empreendedoras.