O objetivo da capacitação foi o de preparar servidores e demais instituições para prestar atendimento humanizado e acolhedor às mulheres vítimas de violência
O atendimento humanizado e acolhedor de mulheres vítimas de violência foi o tema de uma capacitação realizada nesta terça-feira (31) pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Diretoria de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Profissionais e agentes públicos de diversas áreas que fazem parte da Rede de Proteção do município e servidores e instituições que realizam o atendimento direto ou indireto à mulher vítima de violência assistiram a duas palestras sobre o tema no auditório do Centro Administrativo.
O comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão, trouxe o “Diagnóstico e Papel da Guarda Municipal no atendimento às mulheres vítimas de violência”. Ele orientou a Rede de Proteção em como agir em casos de suspeitas de violência contra a mulher, recomendando sempre a busca pelos órgaos competentes e o acionamento da seguranca pública. Leitão também falou sobre o cuidado com informações, fotos e vídeos encaminhados em grupos de whatsapp e compartilhamento de situações de violência.
O objetivo da capacitação foi o de preparar servidores e demais instituições para prestar atendimento humanizado e acolhedor às mulheres vítimas de violência. Profissionais da educação, saúde, assistência social, conselheiros tutelares, agentes de segurança pública, e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher compareceram à capacitação.
Maria da Penha - Marcos Leitão também reforçou a importância da utilização do aplicativo 153 da Guarda Municipal e de outros canais de denúncia de violência doméstica, como o 180.
Um convênio firmado entre o município de Campo Largo com o Ministério Público do Paraná possibilita à mulher vítima de violência, após a emissão da Medida Protetiva de Urgência (MDU), o acesso ao botão do pânico no aplicativo 153 da GM. “Em caso de descumprimento da medida, a mulher pode recorrer ao botão no celular e acionar a Guarda Municipal que se deslocará rapidamente”, explica.
Humanização do atendimento - A consultora e palestrante em prevenção e combate a violência contra mulheres e fundadora do Grupo Batom, Larissa Hack, foi a segunda palestrante da capacitação e trouxe um panorama da urgência e importância de um atendimento acolhedor às vítimas. Além disso, Larissa defendeu o empreendedorismo e empregabilidade como um caminho para o protagonismo financeiro para mulher que está vivendo ou que rompeu o ciclo da violência.