Durante esta sexta-feira (27), das 08:30 às 16h, vários tipos de resíduos poderão ser trocados por mudas de plantas, na 2ª edição do Dia da Troca Consciente, que está sendo realizado na Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu).
O material que for recebido será distribuído entre quatro Associações e a Cooperativa de Catadores cadastradas no município. Para o descarte correto dos demais resíduos, alguns parceiros da Prefeitura e o Instituto Paranaense de Reciclagem farão o descarte ambientalmente correto.
Além dos resíduos recicláveis, serão recebidos também materiais como Pneus, medicamentos vencidos, lâmpadas, pilhas e baterias, resíduos de madeira (que não são coletados pela prefeitura normalmente), óleo de cozinha usado, eletroeletrônicos, entre outros.
Como funciona?
Para cada saco levado ou o equivalente a 50 litros de resíduos, será dada uma muda de planta. Para 100 litros, a quantidade para troca será de duas mudas. Haverá o limite máximo de até 10 mudas por pessoa. No caso do descarte de pneus, será considerada uma muda para cada um. Para outros itens como lâmpadas, pilhas, baterias e medicamentos, cada sacolinha de mercado equivalerá a uma muda. Já os resíduos de construção serão analisados na hora pelos técnicos ambientais, em relação ao quantitativo de mudas a ser recebido.
Serão distribuídas mudas das seguintes espécies: Araçá vermelho, Pitanga, Jabuticaba, Erva-mate, Jacarandá, Dedaleiro, Senna araucarietorum, Araucária, Manacá de cheiro e Hortência.
Impacto
A Técnica em meio ambiente, Gabrielle Khan, comenta o sucesso da primeira ação, que foi realizada em 2022. Na ocasião foram arrecadadas cerca de 6 toneladas de resíduos e distribuídas 3 mil mudas à população.
“Já na primeira hora da ação tivemos bastante mudas doadas, muitas trocas de recicláveis de todos os tipos, pneus, medicamentos, lâmpadas, os próprios recicláveis. O pessoal tá gostando bastante, é um evento que realmente tem um sucesso”, afirma.
Camila Vidal esteve presente na Praça e descartou latas de tinta, latas de metal e metalon. Com esses materiais, a campo-larguense conseguiu levar três mudas e conta que irá plantar na sua casa. “É muito importante essa separação correta dos resíduos, e ganhar as mudinhas incentiva”
Atenção: O trecho da rua XV de Novembro, em frente à Praça do Museu, está bloqueado para passagem de carros devido à ação.