Na última sexta-feira (20), estudantes do Colégio Estadual Sagrada Família, acompanhados do professor Michel Alves e pela pedagoga Glaci Sarnecki, participaram da fase final do Projeto Olimpíada de Filosofia - Experiência do Filosofar, organizado pelo Núcleo de Estudos de Ensino de Filosofia - NESEF- da Universidade Federal do Paraná.
Divididos em dois grupos, orientados no decorrer do Projeto pelo professor Michel Alves, os estudantes Heloísa da Costa, Gabriel Taner, Agatha Movio, Adam Zampier, Kauam V. Ribeiro e Carlos Eduardo de Carvalho realizaram estudos na área de Filosofia Política durante quatro meses, se dedicaram à leitura e estudo de textos clássicos da História da Filosofia Política. Nesse período produziram dois vídeos para explicar os temas e conceitos estudados. As produções passaram pelo Comitê Científico das Olimpíadas e foram classificados para fase final do Projeto, que aconteceu na UFPR.
Nas dependências da Reitoria, os estudantes apresentaram, debateram e defenderam seus trabalhos “com muita propriedade e tranquilidade diante do público presente”, conforme o colégio.
Essa foi a 10ª edição do evento organizado pelo NESEF - UFPR, que destinada aos estudantes da Educação Básica, do Ensino Profissional e da Educação Infantil, que possuem práticas filosóficas, de instituições públicas e privadas. Participaram também desta edição, além dos estudantes de colégios de Curitiba e região, alunos de colégios de outras localidades do Paraná, de São Paulo e Mato Grosso.
Olimpíada de Filosofia
Segundo o NESEF - UFPR, a Olimpíada de Filosofia nasce da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, a Filosofia precisa de um cuidado e um estímulo especial para não ser erradicada violentamente do nosso cotidiano ou tratada superficialmente.
“Com um espírito de acolhimento das diferenças, as olimpíadas convidam os/as estudantes para o exercício de investigação solidária num clima que pretende não ser de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A proposta é que, com a Olimpíada, processos filosóficos sejam construídos por meio do estudo, da interlocução e interação dos participantes. Tendo como foco o trabalho pedagógico com a Filosofia, a proposta da Olimpíada é constituir-se como uma mediação agregadora dos interesses de estudantes e professores/as, fortalecendo e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas de Filosofia”, finaliza o texto divulgado pela UFPR.