“O melhor presente que você pode dar para seu filho é o tempo”, enfatiza psicóloga
Nesta última quinta-feira (12) foi comemorado o tradicional Dia das Crianças, onde se costuma entregar presentes e criar um dia todo voltado para ela. Porém, é importante saber que ao se tornar pais ou responsáveis por alguém que ainda está construindo sua personalidade e adquirindo modos de enxergar a vida, toda a atmosfera da casa e suas atividades devem envolver também as crianças de alguma forma.
A psicóloga Letícia Gonçalves (CRP 08/2412), psicóloga infantil com formação em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) dá algumas orientações aos pais, para um melhor aproveitamento de uma fase tão rápida e de extrema importância para construção de um adulto consciente no futuro, a infância.
Contato com a natureza
Em um mundo com cada dia mais novidades tecnológicas e construções magníficas, a natureza acaba se tornando uma opção apenas para dias ensolarados. Entretanto, manter um contato direto com ela só traz benefícios, defende a psicóloga.
“Não é à toa a preocupação com o aumento significativo de tempo que as nossas crianças passam em frente às telas. São inúmeros os prejuízos do uso desenfreado das telas, na tela a criança não estimula várias áreas do cérebro ao mesmo tempo, como ocorre nas brincadeiras. Por isso, o contato com a natureza é tão importante, uma vez que proporciona sensação de bem-estar, alívio nos sintomas de ansiedade e depressão, exploração de estímulos e ambientes diferentes, além de aguçar a curiosidade a descoberta e a criatividade”, enfatiza.
Conversar faz bem
Outra iniciativa abordada pela psicóloga é o diálogo com os filhos, mostrando interesse e interagindo com o que eles estão contando. “O diálogo é um fator importante no convívio familiar, por meio dele proporciona habilidades necessárias como relacionamento entre pais e filhos, assertividade, tolerância, frustração, expressão das emoções, entre outros. Além disso o diálogo favorece o vínculo entre pais e filhos, as crianças crescem se sentindo seguras e com facilidade na comunicação e interação com o núcleo familiar”, orienta.
Momentos em família
Ainda que a rotina seja bastante intensa, é imprescindível que sejam criados momentos em família. “Observamos que a rotina atribulada que levamos nos dias de hoje afeta a qualidade das nossas relações, inclusive nas relações pais e filhos. Por isso a importância criar momentos em família como passeio no parque, piquenique, refeições juntos, com tempo de qualidade. Isso nutre a relação entre pais e filhos e a atenção que as nossas crianças precisam. Costumo dizer que a criança é como um tanque de gasolina do carro, para andarmos precisamos encher o tanque, e com a criança é a mesma coisa, precisamos encher o tanque de afeto, amor, atenção e limites claro, proporcionado a convivência mais agradável e estreitando vínculos familiares”, exemplifica.
Letícia comente que se os pais não conseguem ficar o dia todo com seus filhos para brincar, ou mesmo se não gosta de brincar com as crianças, o que é um fato comum, existem diversas formas de criar vínculo e memórias. “Pode ser fazendo um bolo junto na cozinha, pode ser brincando junto com 15 minutos apenas, pode ser uma meia hora passeando de bicicleta na rua. Não importa a atividade e sim o tempo de qualidade que você passa com a sua criança. Lembre-se que seu filho não irá lembrar do brinquedo que você comprou pra ele, mas dos momentos que ele passou junto de você. O melhor presente que você pode dar para seu filho é o tempo”, finaliza.