O laudo apresentado pela Polícia Rodoviária Federal mostra que o acidente se deu por conta da baixa visibilidade e alinhado à reação tardia ou ineficiente dos condutores
Foi apresentado pela Polícia Rodoviária Federal, na última quarta-feira (20) o laudo pericial do engavetamento, ocorrido na tarde do dia 02 de setembro, no km 136 da BR-277, em Balsa Nova.
Conforme o laudo, o acidente do tipo engavetamento, foi seguido de eventos múltiplos, que levou a morte de cinco pessoas e 12 ficaram feridas, sendo constatado o envolvimento 94 pessoas e de 82 veículos envolvidos – ou 128 veículos contabilizando combinações de veículos de carga, que compreendem mais de um veículo. O acidente teve uma extensão de 600 metros desde seu ponto de início, com congestionamento de 15 quilômetros, deixando a rodovia interditada no sentido Ponta Grossa (PR) desde o início do acidente, sendo liberada totalmente no domingo, dia 03, por volta das 13h20.
Segundo o documento, que levou em consideração a análise das evidências materiais identificadas, foi possível identificar uma sequência de episódios, onde no momento 01 todos os veículos envolvidos transitavam na pista sentido Curitiba - Ponta Grossa, onde havia neblina intensa e chuva. Já no momento 02, iniciou-se uma sequência de colisões traseiras e/ou saídas da pista, das quais destacam-se pela gravidade veículos com casos de óbitos, feridos e incêndios.
“Conforme constatado em perícia de local de acidente, considerando os vestígios (destroços dos veículos e extensão do engavetamento), conclui-se que o fator determinante do acidente foi o intenso nevoeiro no local (visibilidade extremamente reduzida), alinhado à reação tardia ou ineficiente dos condutores. Como fator agravante das lesões destaca-se a diferença de massa entre os veículos colidentes. Todas as vítimas mortas no acidente estavam dentro de veículos de passeio que ficaram prensados entre dois veículos de carga”, conclui o laudo pericial da PRF
O laudo considera ainda que no momento da chegada da equipe PRF o local estava parcialmente desfeito – alguns veículos já haviam saído da posição inicial do acidente, pontuando também que há velocidade regulamentar no local de 80 km/h com a presença de uma placa de advertência “Com neblina reduza a velocidade” próximo ao Km 134, além de “sinalização horizontal e vertical presentes e nítidas”.
Aponta ainda “a evacuação de parte dos envolvidos no acidente devido ao risco de explosão de um veículo tanque com metanol, próximo ao incêndio. A evacuação foi realizada pelo COBOM presente no local”.
Além da PRF, prestaram atendimento no dia do acidente os Corpos de Bombeiros de Campo Largo e Curitiba, também estiveram presentes as equipes de Perícia da Polícia Civil de Curitiba e Campo Largo, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), que retirou os veículos e nove foram recolhidos, e a Polícia Científica.