Paraná será o primeiro estado a implantar o novo modelo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Dataprev. Campo Largo está entre os 20 municípios piloto
Na última semana, entre os dias 11 e 15 de setembro, técnicos do Sistema Nacional do Emprego (Sine-PR) ministraram um curso de capacitação para o uso das ferramentas digitais na captação e oferta de vagas de emprego. E três pessoas da equipe da Agência do Trabalhador de Campo Largo - vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - participaram da ação que visa modernizar as Agências e consequentemente, melhorar o atendimento ao público.
O Paraná - referência nacional em intermediação de mão de obra por meio das Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento - será o primeiro estado do país a implantar esse processo de modernização do Sine e Campo Largo está entre os 20 municípios pilotos do projeto. Isso facilitará o trabalho dos agentes e técnicos do Sine-PR, além de permitir que os cidadãos tenham acesso a vagas melhores que antes não passavam pelas unidades de atendimento.
O curso - Realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Dataprev, o objetivo do curso foi capacitar os profissionais no uso das ferramentas digitais e, assim, facilitar a captação e oferta de vagas de emprego. Além da melhoria do contato presencial, serão ofertadas vagas de forma remota, por meio de aplicativo.
Para Eliane Maria Kochinski, uma das participantes e gerente da Agência do Trabalhador de Campo Largo, “o curso abordou temas cruciais para nosso dia a dia como a nova carteira de trabalho e as recentes funcionalidades do sistema de intermediação. A oportunidade foi de aprimoramento e conhecimentos para fornecer o melhor serviço ao munícipe, e agora virá o momento de testarmos as funcionalidades com a equipe aqui em Campo Largo, a partir do próximo mês”.
Utilizando a Carteira de Trabalho Digital e E-social, o novo sistema permitirá que o empregador ofereça vagas por meio virtual e monitore o processo de contratação digitalmente. Além disso, a seleção de candidatos passará a ser feita pela própria empresa, que estabelecerá os requisitos necessários no currículo do candidato.