Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 10:29:21
Geral

Campo Largo será município piloto em projeto estadual de modernização do atendimento da agência do trabalhador

Paraná será o primeiro estado a implantar o novo modelo desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e Dataprev. Campo Largo está entre os 20 municípios piloto

Campo Largo será município piloto em projeto estadual de modernização do atendimento da agência do trabalhador

Na última semana, entre os dias 11 e 15 de setembro, técnicos do Sistema Nacional do Emprego (Sine-PR) ministraram um curso de capacitação para o uso das ferramentas digitais na captação e oferta de vagas de emprego. E três pessoas da equipe da Agência do Trabalhador de Campo Largo - vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - participaram da ação que visa modernizar as Agências e consequentemente, melhorar o atendimento ao público.

O Paraná - referência nacional em intermediação de mão de obra por meio das Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento - será o primeiro estado do país a implantar esse processo de modernização do Sine e Campo Largo está entre os 20 municípios pilotos do projeto. Isso facilitará o trabalho dos agentes e técnicos do Sine-PR, além de permitir que os cidadãos tenham acesso a vagas melhores que antes não passavam pelas unidades de atendimento.

O curso - Realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Dataprev, o objetivo do curso foi capacitar os profissionais no uso das ferramentas digitais e, assim, facilitar a captação e oferta de vagas de emprego. Além da melhoria do contato presencial, serão ofertadas vagas de forma remota, por meio de aplicativo.

Para Eliane Maria Kochinski, uma das participantes e gerente da Agência do Trabalhador de Campo Largo, “o curso abordou temas cruciais para nosso dia a dia como a nova carteira de trabalho e as recentes funcionalidades do sistema de intermediação. A oportunidade foi de aprimoramento e conhecimentos para fornecer o melhor serviço ao munícipe, e agora virá o momento de testarmos as funcionalidades com a equipe aqui em Campo Largo, a partir do próximo mês”.

Utilizando a Carteira de Trabalho Digital e E-social, o novo sistema permitirá que o empregador ofereça vagas por meio virtual e monitore o processo de contratação digitalmente. Além disso, a seleção de candidatos passará a ser feita pela própria empresa, que estabelecerá os requisitos necessários no currículo do candidato.