Assim como nas demais eleições, população deve estar atenta, conhecer os candidatos e participar do processo
No dia 01 de outubro os campo-larguenses vão às urnas para escolher cinco conselheiros tutelares e mais cinco suplentes, que ocuparão o cargo por quatro anos, de 2024 até 2027. Em Campo Largo são 12 candidatos, que iniciaram campanha no último dia 01 de setembro. Vale ressaltar que os candidatos passaram por um período de seleção, sendo divulgados após apresentação de documentação e provas realizadas em junho. A escolha final dos membros é feita através de voto direto e secreto.
A Folha de Campo Largo conversou com o promotor de justiça Dr. Rodrigo Baptista Braziliano, da 3ª Promotoria de Justiça do Foro Regional de Campo Largo da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e do CMDCA de Campo Largo, que explicou que o Conselho Tutelar é um órgão de atuação previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com importantes atribuições na sociedade. “Costuma-se dizer que o Conselho Tutelar é a porta de entrada da população para levar demandas relacionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes, especialmente quando há situações de risco ou eminência de risco, para que haja uma intervenção, garantindo a proteção.”
Importante frisar que o trabalho desempenhado pelo Conselho Tutelar é feito por meio de escalas, sendo ele 24h, sete dias por semana e conta também com colaboradores do setor administrativo e os motoristas, estes que são contratados pela Prefeitura Municipal. “Os suplentes irão cobrir eventuais licenças ou período de férias dos conselheiros. Além dos conselhos tutelares também temos a atuação de órgãos ligados à Rede de Proteção, que também atendem situações de violações do direito da criança”, pontua.
Dr. Rodrigo pontua que é de extrema importância o envolvimento da sociedade na escolha porque eles também a representam, podendo inclusive fiscalizar a atuação dos conselheiros e sugerir melhorias. “Para que estes candidatos fossem considerados aptos para a eleição foi realizado um processo que envolveu requisitos preenchidos conforme o edital, seguindo a Lei Municipal. Assim como quando vamos escolher nossos representantes em eleições Municipais ou Gerais, também devemos ter cautela para votar, buscando informações a respeito dos candidatos e escolhendo conforme critério pessoal de cada um”, enfatiza.
As eleições para conselheiros municipais também são acompanhadas pelo Ministério Público do Paraná, que busca garantir um pleito conforme as leis, coibindo práticas criminosas.
Eleitor apto
Podem participar do pleito pessoas maiores de 16 anos, que tenham título de eleitor. Para votar, basta apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto.
A eleição acontece no dia 01 de outubro, das 8h às 17h nos seguintes locais: CRAS Ferraria - Rua Mato Grosso, nº 7245 – Ferraria; CRAS Meliane - Rua Ovídio Jorge Nogueira, nº 200 - Jardim Meliane; CRAS Popular Nova - Rua Maurício José Lopes, nº 31 - Popular Nova; CRAS Rivabem - Rua Ademar de Barros, nº 1079 - Jardim Rivabem; Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade - Estrada do Cerne, Km 29, Bateias e na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade - Rua XV de Novembro, 3500 - Bom Jesus.
Quem são os candidatos?
Concorrem ao cargo os seguintes candidatos e seus respectivos números (em ordem alfabética):
Aline Chugam Cuba - 22
Antonio A. Costa (Toninho) - 78
Edson Góes - 10
Eliezer Leal - 12
Hugo Veronez - 33
Marcos Antonio Santos - 39
Maria Eliane - 77
Nicole Castagnolli - 11
Priscila de Almeida - 17
Rose Pereira - 23
Soeli Vandres Ribeiro – 21
Sônia Carlotto - 25.
Novo Conselho Tutelar
Dr. Rodrigo explica que hoje a cidade de Campo Largo possui apenas um Conselho Tutelar, mas que está em vias de implementação de uma segunda unidade, para atender melhor o município. “A cidade está crescendo e nós temos também uma grande área de interior, por isso, é bastante importante a instalação de um novo conselho, para conseguir atender às demandas e melhorar a cobertura”, pontua.
Ainda no mês de agosto, a Agência Estadual de Notícias do Paraná divulgou que foram entregues duas ordens de serviços para a construção de prédios de Conselhos Tutelares em Campo Largo e em Prudentópolis.
As obras são uma parceria entre as secretarias do Desenvolvimento Social e Família e Cidades, por meio de deliberação do Conselho Estadual da Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA), que destinou
R$ 2.336.932 do Fundo Estadual da Criança e Adolescente do Paraná para a construção dos espaços.
A estrutura do prédio a ser construído em Campo Largo tem 200 m2 e terá área ambientalmente correta, um espaço de convivência, com ações de jardinagem, paisagismo, além de bancos para conversa. Também terá salas para o atendimento individualizado de crianças e adolescentes, brinquedoteca, áreas de convivência, local com computadores para adolescentes e outras ações para garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.