Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 10:47:30
Geral

Educação e desenvolvimento econômico na 30ª Feira da Louça

Informações turísticas, culturais, econômicas e educacionais são levadas ao público da feira pelos servidores municipais, em estandes exclusivos

Educação e desenvolvimento econômico na 30ª Feira da Louça

Com o objetivo de fomentar um dos maiores eventos do setor no Brasil, a Prefeitura de Campo Largo é uma das patrocinadoras e apoiadoras da 30ª Feira da Louça, que acontece no City Center Outlet Premium. As secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo participam diretamente da feira em estandes exclusivos, oferecendo serviços, fornecendo orientações e mostrando o potencial turístico e cultural de Campo Largo aos visitantes da feira.

De acordo com a Lei Municipal nº 2950, de 28 de junho de 2018, o Poder Executivo Municipal fica autorizado a celebrar convênios ou instrumentos análogos com entidades privadas sem fins lucrativos e aportar recursos financeiros para a realização anual da Feira da Louça e Porcelana. Por este motivo, a Prefeitura de Campo Largo entra como patrocinadora do evento.

Após 3 anos sem ser realizada, a 30ª Feira da Louça foi muito esperada pelas fabricantes, pelos lojistas e pela população campo-larguense. “Voltamos a ver o engrandecimento de um dos símbolos da nossa cidade, que é a louça. A Feira tem uma grande importância econômica, turística e cultural para Campo Largo. Eu sempre fico orgulhoso em ver as louças produzidas aqui em outros lugares do país e até do mundo”, disse o prefeito Maurício Rivabem.

Expositores - A 30ª edição conta com aproximadamente 50 expositores, dentre as tradicionais fábricas de louças Schmidt e Germer e cerâmicas do município, como a Cerâmica Brasília. Há também a venda produtos coloniais, expositores de artigos de decoração, produtos de utilidade doméstica, alimentação e artesanato. Na entrada da feira, o ceramista Lazarro faz a demonstração da produção de peças confeccionadas em barro e o visitante que tiver curiosidade em saber como funciona pode acompanhá-lo.

No espaço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo os visitantes encontram um mural que conta a história da louça no município e uma exposição com peças do Museu Histórico de Campo Largo. O espaço conta também com informações sobre a cidade, atrativos turísticos, hospedagens e alimentação. E em parceria com o Sebrae, um consultor faz atendimento aos empreendedores de Micro e Pequenas Empresas.

Educação Infantil - Já a proposta da Secretaria Municipal de Educação foi o de levar ao público da feira como a argila - matéria-prima da cerâmica - é utilizada no trabalho educacional. A argila faz parte do dia-a-dia das crianças na Educação Infantil de Campo Largo: desde bebês as crianças já exploram os elementos da natureza e ela é um material rico para as descobertas, através do toque, sentindo a textura, a temperatura e o aspecto, e as possibilidades são ampliadas conforme a etapa que a criança se encontra. No Infantil 5, por exemplo, os estudantes já são capazes de realizar molduras bem sofisticadas.

Nesse sentido, o objetivo da exposição na feira é mostrar um pouco como essas vivências acontecem na Educação Infantil por meio de fotos, vídeo e algumas peças produzidas pelas crianças, como também mobiliário e brinquedos que fazem parte das salas dos nossos CMEIs e escolas.

Cada pessoa que passa pelo local também é informado sobre as propostas pedagógicas na Educação Infantil municipal, que tem como principais eixos as interações e brincadeiras, garantindo o direito da criança de se divertir, explorar, conhecer-se e expressar-se.

Cerâmica e porcelana - O solo rico nos minérios caulim e argila possibilitou que Campo Largo se destacasse há décadas na produção de cerâmicas e porcelanas. Reconhecida como a Capital da Louça, Campo Largo produz cerca de 2,5 milhões de peças de porcelana e 500 mil de cerâmica ao mês, o que dá uma produção de 36 milhões de unidades das duas matérias-primas.

O peso do setor para a economia do município e do próprio Paraná se prova pelo número de empregos. De acordo com o Sindlouça, entidade que representa o segmento, as indústrias empregam 2,5 mil trabalhadores diretamente e mais 1,5 mil indiretamente.

Os números também mostram a importância da indústria campolarguense no cenário nacional. Estima-se que 75% da louça técnica utilizada em hotéis, bares e restaurantes de todo o Brasil seja produzida aqui.

Além da Prefeitura de Campo Largo, a 30ª Feira da Louça tem o patrocínio do Sistema Fiep, Sistema Fecomércio PR, Sanepar, Celepar, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Fomento Paraná e Secretaria de Turismo do Estado do Paraná.