O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) participou de evento do LIDE em Washington- EUA e disse que o setor privado tem portas abertas no banco
Novas oportunidades de investimentos e negócios foram fomentadas durante o LIDE Conference Development Brazil. A presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, representou a instituição e seus filiados no evento e aproveitou a oportunidade para trocar experiências e firmar futuras parcerias. Durante encontro para conhecer a equipe técnica do BID, junto ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o LIDE Paraná se colocou à disposição para estruturar e viabilizar projetos não só com o poder público, mas com a iniciativa privada, por meio de linhas de atuação focadas nesse setor e em cooperação bilateral.
Durante apresentação no evento, Ilan Goldfajn, presidente do BID, destacou que o Brasil é o principal cliente da instituição e conta com 80 projetos ativos. “Temos aproximadamente R$ 82 bilhões do Grupo BID investidos no Brasil, entre BID, BID Invest e BID Lab. Do lado privado, o BID Invest tem 43 projetos e 10 bilhões de reais à disposição”, explicou o presidente.
“Foi a primeira vez que uma instituição privada reuniu tantos representantes políticos, autoridades monetárias e empresários em um evento como esse nos Estados Unidos. O que reforça o compromisso do LIDE de buscar novas estratégias para ampliar sua atuação junto à economia do Brasil, criando oportunidades. Como representante do Paraná, tive a oportunidade de mostrar porque o estado é um dos melhores lugares para se fazer negócio na América Latina.”, conta Heloísa.
O evento, que aconteceu nos últimos dias 1 e 2 de setembro, em Washington, nos Estados Unidos, trouxe diferentes painéis para discutir temas essenciais ao desenvolvimento do Brasil. A presidente Heloisa Garrett ainda mediou o painel "Oportunidades de financiamentos para infraestrutura e serviços públicos nos estados e municípios brasileiros", onde prefeitos e governadores de 15 estados brasileiros tiveram a oportunidade de apresentar projetos de desenvolvimento.
“As discussões deste painel têm o potencial de catalisar investimentos a médio e longo prazo nas cidades, resultando em expansão da infraestrutura, crescimento do setor de serviços e, por conseguinte, impulsionando o comércio local. Foi uma oportunidade única e ímpar para o desenvolvimento econômico do Paraná e outras regiões do Brasil.”, conta Heloisa.
Participaram também do evento o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ilan Goldfajn, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil.
Entre os temas em destaque, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) emergiram como uma abordagem fundamental para impulsionar o desenvolvimento do país. A disposição dos investidores em colaborar com projetos estratégicos promete abrir novas portas para o crescimento econômico sustentável.
“O evento marcou um passo significativo na busca por oportunidades e desenvolvimento econômico, com a presença de investidores e bancos nacionais e internacionais. A participação ativa de investidores e instituições financeiras de renome promete um futuro promissor para o crescimento econômico e o fortalecimento das parcerias público-privadas no país”, destaca a presidente.