Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:15:38
Geral

Centenas de estudantes da rede municipal são atendidos por quatro escolas do campo no interior

Centenas de estudantes da rede municipal são atendidos por quatro escolas do campo no interior

Embora distante, uma realidade que em muito se assemelha às escolas da região mais central e nos bairros de Campo Largo, a Educação no Campo conta com quatro escolas para atender distritos distintos na cidade.

A Folha conversou com a secretária de Educação, Dorotéa Stoco, e com Luciane Sobota, Coordenadora de Geografia da SME, que explicaram que há um equilíbrio grande, oferecendo a todos os estudantes as mesmas oportunidades, equipamentos educacionais e profissionalização de professores.

“Nós temos hoje quatro escolas municipais no campo, sendo três delas com dualidade administrativa – ou seja, o Estado está presente com Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. São elas Escola Municipal do Campo Luiz Rivabem, no Itambézinho, com 80 estudantes, Escola Municipal do Campo São Pedro, no São Pedro, que tem 50 estudantes e é a menor escola do município, Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula, no Três Córregos, com 235 estudantes, e a Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, no São Silvestre, com 117 estudantes”, diz Luciane. Anexo à Escola Augusto Pires de Paula, a Escola Especial Professora Doraci Machado, que atende estudantes desde a sua infância até acima dos 50 anos.

“Quase a totalidade dos nossos estudantes do interior vão para a escola por meio do transporte escolar, porque a realidade deles é morar longe da escola. Nós possuímos as linhas mestres, que as levam para a escola, e as linhas alimentadoras, que as levam até o ponto de ônibus das linhas mestres. Inclusive, temos dois estudantes que vêm por meio de balsa, do São Pedro, que atravessam o rio diariamente”, completa a secretária.

Família e escola engajadas

Um ponto importante é salientar o trabalho em parceria entre escola e famílias, visto que os pais e responsáveis são bastante participativos, tanto em eventos, como no dia a dia, por meio das reuniões e estudo diário

Professores

Questionadas sobre os professores que trabalham na região, explicam que é muito variável, que há sim profissionais que são destas regiões do interior, mas também há aqueles que são da região central e vão para estas localidades de ônibus ou vans ofertados pelo Município.

Um exemplo é no São Pedro. Pontuam que seria quase impossível sair do Centro às 6h da manhã diariamente para chegar às 8h, além de cansativo, pois são 86 km de distância.

A maior escola no município

Atualmente a maior escola de Campo Largo está localizada em Bateias, a Escola Municipal Luiza Gonçalves, com aproximadamente 600 estudantes. “Estamos em estudos para a abertura de um novo espaço, não temos mais como abrir salas na E.M. Luiza Gonçalves. São planos para 2024 ou 2025. A escola está passando por reforma”, completa Dorotéa.

Próximo a Bateias, na região do Fazendinha, também possui a Escola Municipal Lenovi de Almeida Torres. O Felpudo e do Retiro Grande são atendidos por instituições de ensino centrais, pois não há outras disponíveis.