Tradicional calçada da Praça Attílio de Almeida Barbosa (da Matriz) será revitalizada para ampliação da mobilidade urbana no município.
Através de um acordo entre um autuado por infração urbanística e a Prefeitura de Campo Largo, iniciou nesta segunda-feira (14) a retirada das pedras que compõem a calçada da Praça Atílio de Almeida Barbosa, no centro da cidade, para obras de revitalização, acessibilidade, adaptação e mobilidade do espaço público.
O serviço será realizado ao longo das próximas semanas por etapas, por empresa parte no acordo, que já ajusta a sinalização. Não haverá bloqueio ou interdição nas ruas do entorno da praça. Junto a cada etapa, serão colocados tapumes e sinalização indicativa para atenção redobrada dos pedestres e ciclistas.
Manutenção - As características históricas e tradicionais da calçada da praça serão mantidas, mas de maneira renovada, pensando no desenvolvimento da cidade junto à história, às demandas de acessibilidade e à segurança do cidadão campo-larguense.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Galarza, explica que a revitalização é mais um serviço de reestruturação e readequação dos espaços públicos e foi possível através da homologação de um acordo judicial. "Como o calçadão faz parte da história e origem de Campo Largo, nós iremos revitalizar cada extensão com a retirada das pedras, a princípio, removendo buracos, com a readequação e melhoria total dos desníveis, pensando na segurança das pessoas que circulam naquela área", disse o secretário.
A calçada será recoberta novamente com petit-pavé (pedras) e paver, e serão colocadas faixas de segurança para pessoas com deficiência e idosos, sem perder as características originais.
O acordo homologado reverte um bônus ao município, com a reforma e revitalização da calçada, que sustenta o maior cartão postal da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Piedade, conhecida como Igreja da Matriz.