Foi anunciado pela Prefeitura de Campo Largo e pela Transpiedade, empresa concessionária do transporte público municipal, o reajuste no valor da tarifa do serviço para os usuários. Desde esta quarta-feira (09), os campo-larguenses pagam novos valores para utilizar o serviço.
Conforme divulgação, as Linhas Urbanas, que compreendem Prefeitura, Fábricas, Águas Claras, Partênope, Jardim Rondinha/Pompéia, Populares, Retiro, Francisco Gorski, Bateias, Veneza, Jardim Social, Campo do Meio, Ferrari, Itaqui, Rivabem, Miqueleto, Moradias Bom Jesus, Campina, São Caetano e Madrugueiro têm agora o valor de R$ 4,95, valor da tarifa para titulares de Cartão Cidadão de R$ 4,80 e valor da tarifa para estudantes que se enquadrem nos requisitos fixados na legislação específica vigente R$ 2,45. Para a Linha Ferraria – Centro de Campo Largo estes mesmos valores também são praticados.
Já as linhas do interior, que compreendem Troncal, Trabalhador, Itambézinho, Estudante, a tarifa é de R$ 8,75.
Porém, o novo valor não agradou os usuários do transporte coletivo, que manifestaram à Folha de Campo Largo o descontentamento. Um dos principais pontos abordados foi o aumento da passagem e o número reduzido de veículos e horários nas linhas, observado desde a pandemia de Covid-19, em 2020. “Aumentar o valor das passagens é a única coisa que sabem fazer, mas resolver atrasos de ônibus, quebra de ônibus que acontecem no horário das 6h20 da manhã na linha Águas Claras não arrumam. A gente que paga o preço chegando atrasado no trabalho”, escreveu uma leitora.
“É inacreditável que a passagem vai subir. Os ônibus estragam sempre, fora as linhas que estão em horário de pandemia ainda, sendo horários alternados uma vergonha e ainda tiraram algumas linhas, como Via Veneza, que por lá não tem ônibus algum. A linha Cívica poderia passar por lá, mas a incompetência ou falta de memória não conseguem pensar, isso é fato. Será que o nosso prefeito vai concordar com isso?”, questiona.
“Aumentam a passagem, mas as linhas nada. Itambezinho tem ônibus duas vezes na semana apenas, o que é um absurdo. Imagina quem precisa trabalhar, estudar e depende do transporte?”, declarou outra leitora. “Além disso, nós do interior temos ônibus duas vezes na semana só e ainda resolvem subir a passagem pra R$ 8,75”, completa uma leitora.
A questão dos horários das linhas e a dificuldade na integração também foi apontada por um leitor. “Populares às 19h40 é o último, tem um às 22h, mas não faz o trajeto original. Pior que tiraram a linha Veneza que passava na Vila Bancária. Só querem lucro e não tem o mínimo de noção de mobilidade urbana. Horários que não batem de um ônibus para o outro, não tem conexão de bairro para bairro. Chega ao terminal ou já foi o que você precisa ou tem que esperar até uma hora pra chegar outro.”
A Folha conversou com alguns usuários do transporte coletivo, que retrataram suas realidades diárias. Uma usuária do transporte do Campo do Meio explicou que o veículo é insuficiente para atender toda a demanda existente, especialmente após a vinda de um grande condomínio na região. Ela pega sempre o ônibus no horário de 5h15 ou 5h55 e por várias vezes acabou tendo que esperar o próximo ônibus. Como isso acontece, ela acaba chegando atrasada no trabalho e precisa ficar até mais tarde.
Outra usuária, que mora em Lageado e utiliza a linha Ribeira, do interior também comenta sobre a necessidade de mais horários. Linha de ônibus para nós é somente terça e quinta-feira, por ser somente duas vezes na semana, no começo de mês tem muita lotação. Sem contar as vezes que estraga o ônibus. O ônibus que está mais estragando aqui é a linha do Madrugueiro, que dificulta muito o pessoal que necessita dele pra estar indo trabalhar. Para nós que às vezes precisa do ônibus para ir para cidade que não seja nestes dias, tem que pegar o Madrugueiro. Eu acredito que é uma falta de consideração com o povo do interior. Estamos nessa falta de ônibus desde a pandemia, no Centro voltou ao normal algumas linhas de ônibus, agora aqui continua do mesmo jeito e além de estar assim, ainda sobem a passagem para R$ 8,75.”
Créditos
Quem comprou créditos para utilizar por 30 dias, por exemplo, usará os mesmos, assim nenhum usuário do transporte sofrerá danos da remessa já adquirida, com os valores antigos, de R$ 4,15 a R$ 4,25.
Prefeitura se posiciona sobre aumento
Na matéria oficial publicada no site da Prefeitura, o órgão cita que “como fonte oficial entre o serviço público e a empresa prestadora do mesmo, a Administração Municipal divulgou em Decreto Municipal - nº 251, de 04 de agosto de 2023, as novas normativas considerando a variação dos componentes que refletem no custo do Sistema Municipal Urbano de Transporte Coletivo e a aplicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para correção de preços vigentes, correspondente à variação acumulada do período de junho de 2021 a maio de 2023, de 16,1287%”.
Traz ainda que em contrapartida, a Prefeitura busca com a empresa o aperfeiçoamento do serviço com a ampliação de linhas, como a da região do Campo do Meio, que terá um ônibus a mais, e um reforço nas linhas que atendem o bairro Partênope. Essas melhorias já foram tratadas e começam a operar neste próximo final de semana.
O diálogo acontece entre a Administração Municipal e a empresa Transpiedade para que a Prefeitura possa ter mais autonomia com a resolução de demandas e para poder apresentar mais propostas seria na Audiência Pública, realizada na última terça-feira (08). O novo decreto pode ser consultado no Diário Oficial de sexta-feira (04/08), no portal da Prefeitura - link “Diário Oficial” - edição nº 2.488.
Transpiedade se posiciona
Por meio de nota, a Transpiedade respondeu à Folha: “A empresa de ônibus Transporte Coletivo Nossa Senhora da Piedade está terminando estudos para identificar a nova demanda de passageiros após o período da pandemia, que reduziu em mais de 20% os passageiros mensalmente. A intenção é gradativamente ajustar os horários das linhas, visando atender melhor às necessidades dos usuários e reduzir os intervalos de espera nos horários de pico com essa nova realidade de demanda. Além disso, a empresa informa que a partir da próxima segunda-feira haverá ajustes nos horários das Linhas 100 - Partênope e 106 - Campo do Meio. Essas alterações têm como objetivo otimizar o serviço e proporcionar um deslocamento mais eficiente para os passageiros. Para mais informações sobre os horários e ajustes nas linhas, os usuários podem entrar em contato através dos canais de atendimento da empresa”.