O Órgão de Defesa do Consumidor abriu Processo Administrativo devido a um produto adulterado.
O Procon Campo Largo, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, recebeu uma denúncia via whatsapp onde o consumidor alegou que no dia 03 de agosto adquiriu em um supermercado local o presunto da marca Seara, fatiado na bandeja dentro da validade, mas quando chegou em casa, observou que o alimento estava com cheiro forte e textura grudenta.
Os agentes do Procon e da Fiscalização Municipal estiveram no estabelecimento no mesmo dia, onde constataram que o produto estava sendo comercializado dentro da validade, porém foram descartadas todas as bandejas da área de venda, visto o início de acúmulo de água no produto.
A diretora do Procon Campo Largo, Priscila Bassani Mezzadri, destaca que havia também uma quantidade de peças inteiras de presunto no estoque, todas com data de validade em 08/08/2023. "Fizemos a notificação de que o Procon voltaria ao estabelecimento em 07/08, a fim de verificar a venda do produto dentro da validade e conferir a nova compra do produto com nota de entrada, a ser vendido após o dia 09/08", complementou a diretora.
Desta forma, o supermercado foi notificado a apresentar as notas de saída e de entrada do determinado presunto. Na segunda visita, realizada nesta segunda-feira (07/08), foram encontrados vários produtos como iogurte, manteiga, macarrão, salgadinho, atum e alcaparras com prazo de validade expirado.
Penalidade -O proprietário do supermercado responderá Processo Administrativo, sendo que a maior penalidade prevista no Código de Defesa do Consumidor é a venda de produto vencido, podendo a multa chegar a aproximadamente R$ 100 mil.
O processo abrirá investigação e notificará o fornecedor. Caso haja reincidência, o estabelecimento pode ser fechado.
Denuncie -Todo cidadão pode fazer denúncia e notificar situações de conflito referentes a relações comerciais no Procon do município, que fica localizado na Rua Rui Barbosa, 1407, Centro.
O Procon fica aberto para atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, ou ainda pelo telefone: (41) 3392-1200 (whatsapp).