Na última semana, o Governo do Paraná divulgou sobre o andamento da obra do binário Ema Taner-Bernardo Fedalto, que chegou a 55% de execução. O investimento total, feito via Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios (SFM), do Governo do Estado, é de R$ 8,44 milhões. A intervenção tem como objetivo desafogar o trânsito no acesso a Campo Largo, aumentando a capacidade de tráfego nas ruas do binário.
Vale lembrar que a obra está dividida em dois lotes, sendo o Lote 01 a reurbanização das Ruas Engenheiro Tourinho e Desembargador Clotário Portugal; Marginal Direita e Interseção com Av. Prefeito Marcelo Puppi (Antiga BR-277) e o Lote 02 Binário nas Ruas Ema Taner de Andrade, Bernardo Fedalto e João Drugik (Maria Bertoja Rivabem); Reurbanização da Rua Luiz Fedalto, Marginal Esquerda e Intersecção com a Avenida Prefeito Marcelo Puppi (Antiga BR-277).
As obras do Lote 01 também com recursos do Governo do Estado, conforme divulgação. Neste caso, o investimento é de R$ 7,42 milhões.
Questionada sobre a atual fase das obras, a Prefeitura respondeu à Folha que “serão realizados os serviços de: escavação, drenagem, reforço do subleito, camada de sub-base e base, e um asfalto de alta qualidade na Ema Taner”. Acrescenta ainda que “estão em execução também obras na Rua Engenheiro Tourinho, que vai receber uma camada de Solo Tratado com Cimento. Esta base asfáltica precisa de um período para a ‘cura’ e para secar adequadamente. O prazo para execução deste trecho está previsto pela empresa contratada Venturi & Zen para finalizar no fim de setembro, dependendo das condições climáticas”.
Por meio de nota, disse ainda que as obras estão “rigorosamente dentro do cronograma”. “Se o tempo colaborar, no início de outubro inicia o asfalto na Rua Ema Taner de Andrade.”
Mudanças e respostas à população
A Prefeitura explica ainda que no trecho que contempla a Ema Taner, sentidos de ruas estão sendo alterados de acordo com o cronograma da obra para facilitar o acesso a moradores e comerciantes e não prejudicar o trabalho para a empresa que executa os serviços, ou seja, de forma temporária. “Quando a obra finalizar, a Rua Ema Taner será sentido Bairro-Centro e Rua Bernardo Fedalto sentido Centro – Bairro”, enfatiza.
Também questionados a respeito do posicionamento da Prefeitura a respeito da obra em si, visto que há muitos transtornos sendo registrados pelos moradores e comerciantes da região, que relatam inclusive queda no número de vendas, a Secretaria de Comunicação e TI informou que “acompanha diariamente as demandas que chegam da população. Quando as pessoas passam a visualizar como as vias ficarão e entender melhor como o fluxo de veículos na entrada da cidade terá mais agilidade, grande parte reconhece a obra como necessária para o desenvolvimento de Campo Largo”, traz a resposta.
“Outro ponto que podemos ressaltar seria a reurbanização da via, que trará um movimento maior ao comércio local deixando a cidade mais bonita e bem cuidada. Em relação ao fechamento de ruas, todo bom planejamento de obra, seja de uma rua ou de uma construção, contempla medidas de segurança para trabalhadores e população. Na obra do Binário Ema Taner, não é diferente. Além da diminuição da quantidade de carros e pedestres que estariam no mesmo local de grandes máquinas, cada obra possui suas peculiaridades, umas com um tempo maior para liberação da via devido a fatores como o material que foi utilizado, tempo de secagem, prazo acordado com a empresa, entre outros. Lembrando que todas as vias que são interditadas possuem rotas alternativas e é preciso contar com a colaboração da educação no trânsito por parte dos munícipes”, completa.
Mais melhorias para a região
Sobre a possibilidade de mais melhorias para a região do Ferrari e Ouro Verde, a Prefeitura explica que a Secretaria de Obras Viárias informa que será feito o reperfilamento em várias vias nestes bairros, visto que a malha viária de muitas ruas é antiga e não comporta mais os “tapa-buracos”. A pasta está programando destinação orçamentária e algumas melhorias que serão realizadas ainda este ano.