Na última sexta-feira (07), a Prefeitura de Campo Largo, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde e Comunicação Social e Tecnologia da Informação, lançou uma plataforma de adoção de animais abandonados.
Na feira virtual de adoção, as entidades e protetoras individuais cadastradas podem divulgar as fotos e as informações dos animais que estão sob seus cuidados e procuram um novo lar. As protetoras receberam um treinamento por parte da Prefeitura para usar o espaço virtual.
Luane da Silva é advogada e atua na causa animal prestando auxílio e orientações para que possa ser cumprida a lei em casos extremos de maus tratos. Foi a partir desse envolvimento e conhecimento de alguns protetores independentes, que tomou conhecimento da realidade deles e procurou ajudar acolhendo animais. Ela se cadastrou na plataforma para divulgar os 15 animais dos quais cuida atualmente.
A protetora afirma que esse espaço criado pela prefeitura foi muito importante. “Acredito que com esse auxílio, muitos dos nossos resgatados terão mais oportunidade e visibilidade para uma possível adoção.”
Ela ressalta que outro ponto importante também é o fato de que dessa forma, a população pode se conscientizar mais. “Quem sabe, possam olhar com outros olhos para as protetoras do nosso município, tendo em vista o trabalho importante que todas realizam. Se não fosse essa dedicação e amor voltados para a causa animal, a situação de vulnerabilidade dos animais nas ruas seria muito maior”.
Tiago Maister, Secretário Municipal de Meio Ambiente, afirma que esta ação torna possível que a Prefeitura tenha um mapeamento de pontos de apoio à causa animal e possibilita a busca conjunta de soluções para os inúmeros problemas vivenciados. Segundo o Secretário, atualmente são 10 protetores cadastrados, e oito em fase de finalização do cadastro.
Entre os direitos que os protetores cadastrados usufruem estão: participar das castrações e microchipagem nas clínicas parceiras, participar do banco de rações municipal, ter acesso a capacitações de veterinários e cuidadores já experientes, e participar do site para divulgação dos animais.
Além dos cães e gatos para adoção, o projeto tem uma seção para animais perdidos ou roubados. Quem der falta do seu pet pode mandar foto e dados do animal para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente no WhatsApp (41) 3291-5137 e a equipe atualizará no site.
Como participar?
Quem atua na causa animal e quiser divulgar os pets que buscam um lar, precisa fazer de forma online o Cadastro de Protetores e Entidades Protetoras de Animais do município, através do site da Prefeitura de Campo Largo.
Para os protetores individuais (Pessoa Física), são necessários os seguintes documentos: Documentação pessoal (RG e CPF); Comprovante de residência atualizado (até o mês anterior); Listagem atualizada dos animais oriundos de resgate e mantidos pelo protetor; Questionário preenchido sobre o desenvolvimento das atividades realizadas pelo protetor;
Já para entidades protetoras (Pessoa Jurídica), é necessário enviar: Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); Ata de Posse da atual diretoria; Estatuto Social; Qualificação do responsável legal, com cópia do CPF, RG, endereço, contato telefônico e e-mail; Comprovante de residência atualizado (até o mês anterior) da entidade protetora; Alvará Municipal de Funcionamento; Listagem atualizada dos animais oriundos de resgate e mantidos pela entidade protetora; Questionário preenchido sobre o desenvolvimento das atividades realizadas pela entidade protetora.