Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 04:05:45
Geral

Queda de árvores, destelhamento e obstrução de ruas após vendaval em Campo Largo

Queda de árvores, destelhamento e obstrução de ruas após vendaval em Campo Largo

Ventos fortes, chuva, raios e trovões assolaram a noite e de quarta-feira (12) e madrugada de quinta-feira (13) em Campo Largo. Segundo a Defesa Civil, foram alguns acionamentos registrados em vários pontos da cidade, inclusive com bloqueios de ruas e calçadas provocados por quedas de galhos e árvores e também postes quebrados. 

Maicon Soares, diretor da Defesa Civil, disse à Folha que em um dos acionamentos aconteceu a queda de árvore e poste de residência, com obstrução da via pública na Rua Catarina Gadens, no bairro Rondinha. “Foi realizada a orientação à família, que teve o poste quebrado e sinalizada a via para evitar acidentes. Os casos que envolveram quedas de árvores, já foi acionada a Secretária de Meio Ambiente para corte e desobstrução das vias. Na Rua Abílio Monteiro,  queda de árvore na rede elétrica.

Ele também cita acionamentos ligados à destelhamento na Rua Francisco Xavier de Almeida Garrett, no Centro, onde foi realizada a entrega de lona e orientações preventivas. Houve ainda uma queda de árvore em via pública, na Rua Joaquim Ribas de Andrade, entre as ruas Rui Barbosa e Oswaldo Cruz, realizado sinalização para bloqueio da rua, para evitar acidentes com veículos. Na região central foram visualizados também danos em placas de estabelecimentos. Atendimento também realizado no Ferraria para obstrução de via.

A Cocel informou também sobre os atendimentos realizados, onde relata que durante a noite e madrugada eles se concentraram nos bairros Timbotuva, Rondinha, Partenope e Bom Jesus, além de outros casos isolados, principalmente no interior. No Bom Jesus a situação foi mais crítica, com queda de árvore de grande porte na rede.

Ciclone

Conforme divulgação do Simepar, ainda na quarta-feira o avanço de uma frente fria pelo estado acabou provocando pancadas de chuvas acompanhadas de muitas descargas elétricas e rajadas de ventos fortes, em várias localidades acima dos 80 km/h, desde o meio da tarde.

Já na madrugada de quinta-feira, o eixo da frente fria continuou atuando sobre o Paraná, com chuvas e ventos fortes em várias regiões. O avanço de uma massa de ar frio fez com que as temperaturas apresentem um forte declínio ao longo do dia.