Localizada em frente ao Hospital do Rocio, no bairro São Gerônimo – bairro da Lagoa, a Capela São Judas Tadeu foi de fundamental importância para a consolidação do bairro. Foi após a construção da capela, há 45 anos, que o bairro cresceu.
Conforme o bairro se expandia, aumentava também a quantidade de fiéis que passaram a frequentar a capela, e consequentemente os movimentos promovidos, como a catequese, o grupo de oração, apostolado da oração, entre tantos outros. “Sempre foi uma comunidade acolhedora, unida e disposta a receber os fiéis”, destaca Leandro Torezin, vice-presidente do Conselho de Assuntos Econômicos da Capela (CAEC).
Desde a inauguração do Hospital do Rocio, logo à frente, a capela tornou-se referência para os católicos acometidos por enfermidades. “É diante da doença que muitos buscam na fé o remédio para os males do corpo e da alma, e o Santo das causas urgentes e impossíveis, São Judas Tadeu, é muito requisitado nesses momentos”, conta Leandro.
A construção da capela só foi possível com o esforço da comunidade próxima. Muitas festas e campanhas para arrecadação de materiais foram feitas. “Os envolvidos no projeto de construir a Capela sabiam das dificuldades que enfrentariam ao longo do tempo, mas dedicação não faltava e aos poucos a capela tomou forma”, disse o vice-presidente.
O terreno da capela foi doado por Elias Saad e pela esposa Sirene, após ela ter recebido uma graça pela intercessão de São Judas Tadeu – o Santo é patrono das causas urgentes e impossíveis. A imagem de São Judas Tadeu veio de São Paulo e foi doada pelo casal Edwin e Leocadia Vagner, como agradecimento por uma graça recebida. “A Igreja foi literalmente construída pelos fiéis”, ressalta.
No dia 29 de outubro de 1978 foi celebrada pelos padres Paulo Iubel, da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, e Jan Sobieraj, da paróquia Senhor Bom Jesus, a bênção da pedra fundamental e a primeira festa em louvor a São Judas Tadeu, que se repete todos os anos no último domingo de outubro.
No dia 11 de maio de 1980, dia da festa em louvor à padroeira secundária, Nossa Senhora das Graças, foi celebrada a primeira missa dentro da capela.