Tem se estabelecido uma área industrial na região do Ferrari, que é de fácil acesso logístico tanto para a BR-277, como para a região central de Campo Largo. Grandes empresas já estão ali consolidadas e recentemente novas se instalaram.
“A Vila Ferrari hoje conta com um número expressivo de empresas, e algumas estão em expansão, como é o caso da Caterpillar. Se uma empresa vem para nossa cidade, ou sente segurança em buscar a expansão, é porque reconhece nossos esforços com a busca pela melhoria na infraestrutura da cidade, como é o caso da grande obra do Binário da Ema Taner. Hoje uma obra de R$ 17 milhões que vai agilizar o fluxo de toda a região de entrada e saída da cidade, ajudando muito todas as empresas com cargas e descarga”, detalha o prefeito Maurício Rivabem.
Além desta área, que tem reunido grandes empresas, a Prefeitura tem um projeto para um mini Ceasa, o que pode ser concretizado pelo comodato de um terreno em prol da Cooperlago, que é a cooperativa da agricultura familiar de Campo Largo. Ela fornece merenda escolar para mais de 11 mil crianças. “Nesse mini Ceasa será feito todo processo de limpeza das frutas e verduras e depois a comercialização. Nossa cidade tem produtos de excelente qualidade, que ficaram ainda mais conhecidos a partir da Feira do Agricultor que iniciou em 2022, e este ano acontece nos dias 28, 29 e 30 de julho”, completa.
O prefeito comenta que, além das empresas que já se instalaram e buscam a expansão, e o fomento à agricultura e ao turismo, há uma visão e trabalho para o mapeamento de terrenos, para fazer com que a cidade se desenvolva por completo. “Quero que a cidade tenha mais empresas no Ferrari, no Bom Jesus, na PR-423 sentido Araucária, em locais que atenda bem os empresários e que esteja de acordo com as normativas do desenvolvimento urbano e do meio ambiente da nossa cidade. Lembro também, não só da importância das empresas independente do porte, mas da mão de obra. Por isso, muitos cursos de qualificação estão sendo realizados na área industrial e administrativa.”
Segundo ele, Campo Largo precisa estar preparada para receber novos investimentos, além de criar projetos de prospecção para atração de empresas consideradas chave para impulsionar o crescimento de cada região. “Assim nosso crescimento será ordenado, respeitoso gerando mais empregos, mais renda e consequentemente deixando nossa cidade em pleno desenvolvimento”, finaliza.
Enerbras
A Enerbras é uma destas empresas que está no Ferrari. Fundada em 1995, está em uma área de 50.000m² e emprega 250 funcionários. No dia 22 de junho recebeu o prêmio IMEC, realizado pelo Instituto Mineiro de Engenharia Civil, eleita como melhor fornecedora na categoria Materiais Elétricos/ Eletrônicos-Duchas e Materiais Elétricos. A premiação homenageia empresas e indústrias que se destacam no fornecimento de materiais de construção, matérias-primas e serviços às construtoras. A Enerbras abastece o setor de construção civil em todo o Brasil e exporta seus produtos para mais de 25 países.