Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 04:24:39
Geral

Cemitério Municipal Santo Ângelo guarda memórias de campo-larguenses que já se foram

Cemitério Municipal Santo Ângelo guarda memórias de campo-larguenses que já se foram

Um local onde guardam boas lembranças e memórias de milhares de campo-larguenses que descansam, está localizado no bairro Bom Jesus. Um misto de tristeza, pesar, mas doçura e saudades, que provoca em muitos sentimentos que transbordam no coração e nas lágrimas. Não havia como não falar deste bairro, sem citar o Cemitério Municipal Santo Ângelo.

Regulamentado pelo município pela Lei nº 781, de 01 de dezembro de 1988, o local sempre foi de administração municipal. Atualmente, existem aproximadamente 1.674 túmulos, em um espaço dividido em três partes, com estacionamento e em breve novas capelas.

Silencioso, mais retirado e com menos movimentação de pessoas, o local é frequentado também por pessoas que buscam refletir ou caminhar entre os túmulos, observando curiosas as datas e fotos. O cruzeiro reserva momentos de oração, onde sempre há alguma vela acesa.

Reforma na capela
A reforma da Capela Mortuária do Cemitério Santo Ângelo foi anunciada em 2019, com projeto assinado no final de julho de 2020, pelo então prefeito Marcelo Puppi (in memorian). Atualmente está em fase de finalização, conforme informações repassadas pela Prefeitura, está aguardando uma data para inauguração.
Conforme divulgações anteriores da Folha, o primeiro prazo de entrega estava previsto para fevereiro de 2022. Em julho de 2022 a Folha fez uma matéria abordando a obra, que trazia a informação que o projeto é descrito no processo licitatório nº 205/2020 e tinha prazo de conclusão para 25/07/2022, com vigência de contrato até 08 de agosto de 2022.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano à época, a demora da entrega se deu por conta de algumas alterações realizadas no projeto, necessitando realizar aditivos ao contrato, que possibilitou incrementar o projeto, incluindo as gavetas mortuárias.

Foram construídas três capelas e derrubadas as antigas pela necessidade da readequação de segurança à população. Cada capela, já pronta, tem 78 metros quadrados, com capacidade para comportar 70 pessoas; ainda contemplam espaço para velório, copa, sala de descanso e hall de acesso à mesma, com bancos e local semiaberto.