Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 05:00:57
Geral

Santuário Senhor Bom Jesus e o retrato da fé dos campo-larguenses

Santuário Senhor Bom Jesus e o retrato da fé dos campo-larguenses

Localizado na avenida e bairro de mesmo nome, o Santuário Senhor Bom Jesus é de grande importância para a fé campo-larguense, sendo frequentado por milhares de católicos de toda a cidade.

A transição da Igreja para se tornar um Santuário aconteceu há 11 anos, sendo o único da cidade e do estado em homenagem ao Senhor Bom Jesus. Os padres do setor fizeram uma petição, solicitando que a paróquia fosse elevada à Santuário. A petição foi aceita em 2012, pelo então Arcebispo Moacyr José Vitti, que realizou a cerimônia, no dia 11 de agosto daquele mesmo ano.

O Santuário passou por obras de reforma e possui hoje capacidade para um público de mil pessoas sentadas, além de um grande bosque e estrutura para o Centro Catequético, que inclusive hoje abriga estudantes da Escola Municipal Reino da Loucinha no período de reforma da instituição.

História do Santuário
A história do Santuário começou com um devoto, que trouxe uma imagem do Senhor Bom Jesus da Bahia. Com outros moradores da região, ele começou a realizar celebrações, todos os dias 06 de agosto, em que é comemorado tradicionalmente o dia do Senhor Bom Jesus. As celebrações cresciam ano após ano, atraindo mais moradores das redondezas.

Surgiu, então, a ideia de construir uma capela no bairro. Domingos Andreassa doou o terreno e a união da comunidade foi tanta que logo foi possível iniciar a construção. No dia 04 de agosto de 1963, o local foi benzido pelo Reverendíssimo Cônego Alberto Rogaczewski, em seguida foi celebrada a Missa Campal. A obra teve apoio do primeiro pároco da igreja, o campo-larguense Francisco Gorski.

Após a transferência do pároco para Curitiba, o Arcebispo Dom Manuel da Silveira entregou a igreja aos padres poloneses da Sociedade de Cristo. Já em 1967, o mesmo decidiu desmembrar a grande paróquia Nossa Senhora da Piedade, por uma necessidade de atender melhor a comunidade. A Capela do Bom Jesus ainda estava em construção, sem piso, sem teto e sem reboco, mas foi escolhida como sede de uma nova paróquia de Campo Largo.

Os poloneses da Sociedade de Cristo permaneceram no comando da paróquia por mais 40 anos, até que em 2008 entregaram-na novamente para a Arquidiocese. A partir desse momento, a igreja passou por um processo de reforma e foi ampliada.A abrangência da Paróquia atinge as regiões de Felpudo (São José); Jardim Social (Divino Espírito Santo); Rivabem (Nossa Senhora de Fátima); Itaboa (Santa Rita de Cassia); São Gerônimo (São Judas) e Itaqui de Cima (São Sebastião).